A Comissão Europeia disse hoje (20) que está monitorando importações de carne procedentes Brasil e que empresas envolvidas em escândalo de carne ilegal devem ter acesso negado ao mercado europeu temporariamente. Nenhuma empresa teve o nome citado.
“A Comissão irá garantir que quaisquer dos estabelecimentos implicados na fraude sejam suspensos de exportar para a UE”, disse Enrico Brivio, porta-voz da Comissão Europeia em coletiva de imprensa.
Segundo o porta-voz, a Comissão está ciente da contínua investigação no Brasil. “Assim que a história saiu, na sexta-feira, a comissão pediu esclarecimento e ação das autoridades brasileiras”, informou Brivio.
A Comissão acrescentou ainda que o escândalo da carne não deve atrapalhar negociações em curso entre a União Europeia e o Mercosul. Ambos os lados esperam chegar a acordos sobre livre comércio.
Coreia do Sul e China
De acordo com o G1, a Coreia do Sul também informou hoje que vai intensificar a fiscalização de carne de frango vinda do Brasil e banir temporariamente as vendas de produtos da BRF.
No ano passado, mais de 80% de toda a carne de frango importada pela Coreia do Sul foi importada do Brasil.
Ainda segundo o portal de notícias da Globo, a China também disse ter suspendido temporariamente, como “medida de precaução”, a importação de carne brasilera depois do escândalo.