A cúpula entre o presidente dos EUA e o líder da Coreia do Norte teve início nesta terça-feira (12), em Cingapura, assinalada por um histórico aperto de mão e pela assinatura de um acordo que promete ao mundo “uma grande mudança”.

Donald Trump foi o primeiro a chegar ao Capella Hotel, na cidade-Estado de Cingapura, para o encontro histórico que tinha como objetivo encontrar uma forma de proceder à desnuclearização da Coreia do Norte, com Kim Jong-un chegando logo depois.

Esse foi o primeiro encontro entre os líderes dos dois países depois de quase 70 anos de confrontos políticos no seguimento da Guerra da Coreia e de 25 anos de tensão sobre o programa nuclear de Pyongyang. O encontro entre os dois líderes começou com um simbólico aperto de mão.

No início da histórica cúpula em Cingapura, o presidente dos EUA disse “não ter dúvidas” de que terá um “ótimo relacionamento” com o líder norte-coreano. “Antigos preconceitos e velhos hábitos têm sido obstáculos, mas superamos todos eles para nos encontrarmos aqui hoje”, disse, por sua vez vez, Kim Jong-un.

Depois de uma reunião, Trump e Kim Jong-un anunciaram ter assinado um documento conjunto e tiveram um discurso marcado pela sintonia: “ambas as partes ficarão muito impressionadas com os resultados”.

White House

O presidente Donald Trump aperta mão do líder norte-coreano, Kim Jong-un

Kim Jong-un classificou a cúpula como “um encontro e um documento histórico”, garantindo que “o mundo verá uma grande mudança”. Já Donald Trump assegurou que “a relação com a Coreia do Norte e a península coreana irá melhorar”.

De acordo com a France-Presse (AFP), que fotografou o documento, o texto não menciona a exigência norte-americana de “desnuclearização completa e irreversível”, mas reafirma um compromisso, mais vago, de “desnuclearização completa da península da Coreia”.

Por outro lado, no mesmo texto, os EUA “garantem a segurança da Coreia do Norte”. “O presidente Trump se compromete em fornecer as garantias de segurança” à Coreia do Norte, indica a primeira informação sobre o documento conjunto.

“É um grande dia para a história mundial”

Depois da cúpula, o presidente dos EUA deu uma coletiva de imprensa aos jornalistas, na qual deixou uma “mensagem de esperança e visão”, cita o Jornal de Notícias.

“Quero agradecer ao general Kim pelo primeiro passo para o melhor futuro das pessoas do país. O encontro foi honesto, direto e produtivo“, disse Trump.

“É um grande dia para a história mundial”, acrescentou o chefe de Estado, agradecendo aos aliados asiáticos. “Quero agradecer a Cingapura, que tornou a visita tão importante e agradável. Quero agradecer ao presidente Moon, da Coreia do Sul. Ao presidente do Japão e também ao presidente da China, um grande líder e um amigo”.

“Estamos preparados para construir uma nova história”, disse Trump. Ao recordar que “muitas pessoas morreram nos conflitos na península coreana”, o presidente dos EUA destacou que “o passado não pode definir o futuro” e, por isso, mostrou confiança no líder norte-coreano para “continuar a trabalhar pela paz”.

“A paz vale sempre a pena. Isso deveria ter sido resolvido há muito tempo. Qualquer pessoa poder criar guerra, mas só os corajosos podem construir a paz“, acrescentou.

No entanto, informa o ECO, as sanções econômicas contra a Coreia do Norte continuarão até que a ameaça nuclear tenha desaparecido por completo. Porém, Trump não admite sequer a possibilidade de que o acordo não seja cumprido porque ambas as partes têm a ganhar.

“Não há limite para o que a Coreia do Norte pode alcançar” com este acordo. “O presidente Kim tem perante dele uma oportunidade única para ser recordado como alguém que abriu uma nova era de prosperidade e segurança”, afirmou Trump, citado pelo jornal.

Além disso, o presidente revelou que irá pôr fim aos exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul e que pretende reduzir o número de militares mobilizados na região. “Temos 32 mil soldados na Coreia do Sul e eu quero trazê-los para casa“, explicou. “Não acredito que seja possível fazer isso agora, mas quero terminar com os jogos de guerra”.

O chefe de Estado deixou ainda críticas às administrações que o antecederam, considerando que “teria sido mais fácil se isto tivesse acontecido há dez anos”.

“Não é uma crítica apenas a Barack Obama, mas a todos os que me antecederam. Fiz isso porque é um tema prioritário para mim e isto nunca seria possível se não fosse uma prioridade”, frisou.

Trump admitiu ainda visitar Pyongyang no futuro e acrescentou também que já convidou o líder norte-coreano para ir aos EUA, tendo o convite sido aceito por Kim, que garantiu que a viagem vai acontecer numa altura apropriada.

China fala de uma “nova história”

A China considerou que os EUA e a Coreia do Norte estão “criando uma nova história”, depois da cúpula, e lembrou sua contribuição para a pacificação da península. “A China apoia porque é aquilo que temos esperado”, afirmou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Geng Shuang.

Geng lembrou o contributo da China para a resolução da questão norte-coreana: a proposta de “dupla suspensão”, sendo o fim das manobras militares dos EUA e da Coreia do Sul na península coreana e, ao mesmo tempo, o cessar dos testes com armamento nuclear por parte da Coreia do Norte.

“A proposta de suspensão por suspensão é correta e foi concretizada”, afirmou Geng, lembrando que Pequim “tem apelado aos dois lados para que mantenham o diálogo diplomático”.

O porta-voz lembrou ainda a importância de os EUA “levarem seriamente e atenderem as preocupações com a segurança da Coreia do Norte”. “A outra parte deve também tomar medidas construtivas”, afirmou.

As expectativas e as incertezas em torno do encontro eram elevadas, após três meses de acidentadas negociações, em que a cúpula chegou mesmo a ser cancelada por Trump.

O regime norte-coreano se mostrou disposto a abandonar seu programa nuclear durante a reunião que as duas Coreias realizaram no dia 27 de abril, na zona desmilitarizada da fronteira, pretendendo um processo de desarmamento progressivo.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …