O presidente dos EUA recebe o homólogo chinês nos próximos dias e promete falar do tema. Em entrevista ao jornal Financial Times, Trump diz que será a China a decidir se ajuda ou não os EUA.
O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou ontem (2) que os Estados Unidos estão prontos para agir sozinhos caso a China não aumente a pressão contra o programa nuclear norte-coreano.
Donald Trump falava ao jornal Financial Times dias antes de receber o presidente chinês, Xi Jinping, com quem assegurou que vai discutir sobre a Coreia do Norte. “A China tem uma grande influência sobre a Coreia do Norte. E a China é que vai decidir se nos ajuda com a Coreia do Norte ou não”, afirmou.
Caso a China não o faça, os Estados Unidos são completamente capazes de impedir que a Coreia do Norte desenvolva armas nucleares capazes de atacar os americanos, como o regime de Pyongyang ameaça.
Questionado sobre como o faria, Trump não se pronunciou, afirmando que não faria como “os Estados Unidos de antes, que anunciavam onde iam atacar no Oriente Médio”. Donald Trump disse ainda que as trocas comerciais com a China são um incentivo para Pequim fazer o que Washington quiser.
Embora a China seja um aliado diplomático e econômico da Coreia do Norte, Pequim afirma que a sua influência sobre o regime liderado por Kim Jong Un é limitada.
// ZAP