A Momo Ltd, empresa sediada em Kobe, no Japão, criou uma capa para celulares cujo objetivo é prevenir que as crianças fiquem viciadas nos smartphones e dar algum poder aos pais sobre a utilização dos aparelhos.
Segundo o Telegraph, a capa só pode ser retirada do celular com a ajuda de uma chave de parafusos própria e, através de uma aplicação, é possível estabelecer alguns limites de uso do smartphone.
A capa incorpora detectores de movimento que fazem com que o aparelho fique inativo caso detecte que a criança está andando, o que ajuda a prevenir situações de perigo resultantes do uso de um celular enquanto se caminha ou atravessa uma rua.
A nova tecnologia, chamada OTOMOS, também poderá enviar mensagens automáticas para os celulares dos pais se detectar um choque físico significativo, como um acidente.
“Desenvolvemos o produto depois de ouvir vários pais, as suas preocupações e opiniões, que têm filhos que usam o smartphone“, afirma Masato Otsu, presidente da Momo Ltd.
Os cidadãos japoneses poderão adquirir o dispositivo a partir de agosto e assinar um contrato de fidelização de dois anos que irá custar 500 ienes (cerca de R$ 13) por mês.
// ZAP