Paquistão vai deportar afegã que foi capa da National Geographic

(dr) Steve McCurry / National Geographic

Sharbat Gula, refugiada afegã, capa da National Geographic em 1984, a primeira "Mona Lisa do Terceiro Mundo"

Sharbat Gula, refugiada afegã, capa da National Geographic em 1984, a primeira “Mona Lisa do Terceiro Mundo”

A afegã Sharbat Gula, que quando criança foi capa da revista National Geographic e foi recentemente detida com documentos de identificação falsificados no Paquistão, vai ser libertada e deportada, indicou essa sexta-feira (4) o embaixador afegão em Islamabad.

“Anuncio que Sharbat Gula já está livre dos problemas legais das últimas semanas. Em breve, vai ser libertada”, escreveu o embaixador Omar Zakhilwal no Facebook.

Zakhilwal referia-se à pena de prisão de 15 dias que Sharbat Gula vai cumprir antes de ser deportada para o Afeganistão.

Moshin Dawar, membro da equipe legal de Gula, disse à agência EFE que um tribunal especial anticorrupção de Peshawar (noroeste do Paquistão) condenou a afegã a 15 dias de prisão, depois de Gula se ter dado como culpada de todas as acusações. A refugiada já cumpriu a maioria da pena.

A condenada vai ter de pagar uma multa de 100 mil rupias paquistanesas (mais de R$ 3 mil) e deverá sair do Paquistão logo depois da libertação.

Gula foi detida a 26 de outubro por ter obtido documentos de identificação paquistaneses para ela e dois alegados filhos, depois de subornar três funcionários. A lei paquistanesa prevê uma pena de até 14 anos de prisão para este crime.

A refugiada, de 40 anos, mãe de quatro filhos e doente com hepatite C, vai voltar na segunda-feira para o Afeganistão, onde será recebida pelo chefe de Estado, Ashraf Gani, informou Zakhilwal.

De acordo com o diplomata, Gula vai receber ajuda governamental para começar uma nova vida no país natal.

O fotógrafo norte-americano Steve McCurry imortalizou a afegã em 1984, quando tinha 12 anos e vivia num campo de refugiados em Peshawar. Um ano depois, a fotografia na capa da revista tornou-se numa das imagens mais icônicas do século XX.

O Paquistão registava, até há pouco tempo, de 1,4 milhões de afegãos legalizados e cerca de 900 mil em situação ilegal. A comunidade de refugiados, uma das maiores e mais antigas do mundo, começou com a invasão soviética em 1979.

Até ao início de novembro, mais de meio milhão de refugiados tinha voltado para o Afeganistão, na sequência do ultimato do governo de Islamabad para saírem do Paquistão.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Desmatamento na Amazônia atinge maior nível desde 2008

Entre agosto de 2018 e julho de 2019, o desmatamento da Floresta Amazônica cresceu 29,5% em comparação com os 12 meses anteriores. Ao todo, a floresta perdeu uma área de 9.762 km² (equivalente a sete …

Conheça a vodka feita de ‘nada’, produzida a partir de energia solar, água e CO2

Bebida originária da Europa Oriental, a vodka é um destilado que pode ser obtido a partir do arroz, cevada, milho, trigo, centeio e até ervas. E se a gente te contasse que um grupo de empreendedores …

EUA mudam posição histórica e afirmam que colônias de Israel não são ilegais

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (18) que não consideram mais os assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada uma quebra do direito internacional. A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que …

Trump poderá depor no inquérito sobre seu impeachment na Câmara dos Representantes

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira  que poderá testemunhar no comitê de investigação da Câmara dos Representantes, que avalia a possibilidade de pedir seu impeachment. O pedido foi feito pela líder dos democratas, Nancy …

Buraco negro supermassivo disparou estrela em altíssima velocidade

Há cerca de cinco milhões de anos uma estrela foi lançada do buraco negro supermassivo que fica no centro da Vial Láctea, Sagittarius A. Os cientistas imaginam que a velocidade inicial era de milhares de …

Ataque a tiros deixa mortos em festa de quintal na Califórnia

Quatro pessoas morreram e ao menos seis ficaram feridas neste domingo em um novo ataque com arma de fogo no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Familiares e amigos assistiam a um jogo de futebol no …

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …