Kim Jong-un viaja a Pequim sem avisar – e em trem especial

(dv) KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Movimentações extraordinárias em Pequim sugerem que o líder norte-coreano teria viajado de surpresa até a capital chinesa. Um trem verde, de origem norte-coreana, e o reforço de segurança na residência onde altos cargos costumam ficar apontam para a chegada de Kim Jong-un.

O primeiro sinal de que o líder da Coreia do Norte estaria em território chinês chegou pela mídia japonesa, que começaram a noticiar a chegada a Pequim de um trem semelhante ao utilizado por Kim Jong-il, pai e antecessor de Jong-un, nas viagens ao país. O trem em causa é composto por vagões verdes com listras amarelas.

O líder norte-coreano tem encontros planejados com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, no final de abril, e com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em maio.

No entanto, apesar de um encontro com líderes chineses não ter sido comentado, Pequim continua o mais importante aliado do regime norte-coreano, apesar do distanciamento entre os dois aliados ideológicos, devido ao programa nuclear e de misseis balísticos empreendido por Pyongyang.

Desde que chegou ao poder, em 2011, Kim tem cultivado uma noção de igualdade nas relações com Pequim, pelo que seria improvável que ele se deslocasse à cidade para um primeiro encontro com líderes chineses, segundo analistas.

O mais provável é que Kim tenha enviado a irmã, visando solidificar a aliança com a China, nas vésperas de o líder norte-coreano se reunir com os presidentes da Coreia do Sul e dos EUA.

Kim Yo-jong poderia procurar que a China se comprometa com o país, caso o diálogo com Seul e Washington fracassem, segundo um cientista do Instituto de Estudos Políticos de Asan, em Seul.

“A Coreia do Norte não quer transmitir a mensagem de que a China foi posta de lado enquanto faz uma aproximação diplomática aos EUA e Coreia do Sul”, afirma Cha, citado pela agência Associated Press.

“Se o diálogo com a Coreia do Sul e os EUA falhar, a Coreia do Norte irá certamente voltar a demonstrar suas capacidades nucleares. O enviado especial pode abordar a possibilidade com funcionários chineses, e apelar à China que não reforce as sanções caso isso aconteça”, acrescentou.

Na semana passada, o jornal oficial do Partido Comunista Chinês Global Times defendeu a importância da aliança entre Pequim e Pyongyang.

“Será difícil e perigoso para Pyongyang lidar só com Seul, Washington e Tóquio. O apoio da China pode reduzir em muito os riscos“, afirmou.

Reportagens dão conta de que foram tomadas fortes medidas de segurança na Ponte da Amizade, que liga a Coreia do Norte à China, antes de o trem atravessar.

A emissora japonesa informa que o veículo verde e amarelo, com 21 vagões, é semelhante ao que transportou o ex-líder norte-coreano Kim Jong Il, na sua última viagem a Pequim, em 2011.

Um vídeo transmitido pela televisão japonesa NTV mostra ainda várias limusines pretas aguardando na estação de trens e soldados chineses a marchar na plataforma da estação, mas não mostra imagens de ninguém saindo do trem.

A Bloomberg, por sua vez, cita múltiplas fontes, sem mencionar nomes “devido à sensibilidade da informação”, para garantir que Kim está na capital chinesa, na sua primeira viagem ao exterior desde que chegou ao poder.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …