Cientistas apuram quanto café pode-se beber sem fazer mal à saúde

Um novo estudo científico chegou à conclusão de que consumir 400mg de café por dia é seguro para a saúde dos adultos que não apresentem problemas clínicos. Isto dá cerca de 4 xícara de café por dia.

A conclusão é divulgada em um estudo publicado no jornal Food and Chemical Toxicology que salienta que, desde que o limite diário de 400mg de cafeína não seja ultrapassado, não há motivo para preocupações.

No caso das mulheres grávidas, devem consumir menos de 300mg, ou seja, cerca de 3 xícaras, e as crianças podem consumir até 2.5mg por dia sem efeitos de saúde adversos, concluem os pesquisadores.

No caso das crianças, os cientistas realçam que é preciso fazer mais pesquisas, uma vez que as investigações sobre cafeína, nestas idades, são diminutas. Assim, o melhor é continuar a seguir as recomendações dos pediatras que realçam que as crianças devem evitar bebidas com cafeína, em especial bebidas energéticas.

Os autores do estudo, pesquisadores do Instituto Internacional de Ciências da Vida (ILSI) dos EUA, analisaram mais de 700 pesquisas, realizadas entre 2001 e 2015, sobre os efeitos da cafeína na saúde humana.

Eles pesquisaram em particular os efeitos da substância em termos de toxicidade, de efeitos ósseos e cardiovasculares, de saúde comportamental e de reprodução e desenvolvimento, como anomalias no feto.

“Concluímos que os níveis previamente definidos de ingestão de cafeína (400mg), em um consumidor saudável de cafeína, não estavam associados com efeitos adversos manifestos”, salienta o líder do estudo, Eric Hentges, diretor executivo do ILSI, em declarações divulgadas pelo jornal The Daily Mail.

A Agência Europeia de Segurança Alimentar também recomenda um limite diário de 400mg de café por dia, considerando que para lá desse valor, aumentam os riscos de problemas de saúde, nomeadamente de ansiedade e de transtornos cardíacos.

A agência alerta que consumir cafeína durante a gravidez aumenta os riscos de se ter um bebê com pouco peso e de se sofrer um aborto. A cafeína está ainda associada a anomalias no feto.

Convém por fim, alertar que o café não é a única bebida que contém cafeína e é importante que se esteja atento ao que consome diariamente, para não ultrapassar o limite considerado seguro.

Chás, bebidas energéticas e barras de chocolate também podem conter cafeína. E até alguns analgésicos contêm a substância. Por isso, esteja atento.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …