Cientistas apuram quanto café pode-se beber sem fazer mal à saúde

Um novo estudo científico chegou à conclusão de que consumir 400mg de café por dia é seguro para a saúde dos adultos que não apresentem problemas clínicos. Isto dá cerca de 4 xícara de café por dia.

A conclusão é divulgada em um estudo publicado no jornal Food and Chemical Toxicology que salienta que, desde que o limite diário de 400mg de cafeína não seja ultrapassado, não há motivo para preocupações.

No caso das mulheres grávidas, devem consumir menos de 300mg, ou seja, cerca de 3 xícaras, e as crianças podem consumir até 2.5mg por dia sem efeitos de saúde adversos, concluem os pesquisadores.

No caso das crianças, os cientistas realçam que é preciso fazer mais pesquisas, uma vez que as investigações sobre cafeína, nestas idades, são diminutas. Assim, o melhor é continuar a seguir as recomendações dos pediatras que realçam que as crianças devem evitar bebidas com cafeína, em especial bebidas energéticas.

Os autores do estudo, pesquisadores do Instituto Internacional de Ciências da Vida (ILSI) dos EUA, analisaram mais de 700 pesquisas, realizadas entre 2001 e 2015, sobre os efeitos da cafeína na saúde humana.

Eles pesquisaram em particular os efeitos da substância em termos de toxicidade, de efeitos ósseos e cardiovasculares, de saúde comportamental e de reprodução e desenvolvimento, como anomalias no feto.

“Concluímos que os níveis previamente definidos de ingestão de cafeína (400mg), em um consumidor saudável de cafeína, não estavam associados com efeitos adversos manifestos”, salienta o líder do estudo, Eric Hentges, diretor executivo do ILSI, em declarações divulgadas pelo jornal The Daily Mail.

A Agência Europeia de Segurança Alimentar também recomenda um limite diário de 400mg de café por dia, considerando que para lá desse valor, aumentam os riscos de problemas de saúde, nomeadamente de ansiedade e de transtornos cardíacos.

A agência alerta que consumir cafeína durante a gravidez aumenta os riscos de se ter um bebê com pouco peso e de se sofrer um aborto. A cafeína está ainda associada a anomalias no feto.

Convém por fim, alertar que o café não é a única bebida que contém cafeína e é importante que se esteja atento ao que consome diariamente, para não ultrapassar o limite considerado seguro.

Chás, bebidas energéticas e barras de chocolate também podem conter cafeína. E até alguns analgésicos contêm a substância. Por isso, esteja atento.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …

Coronavírus: por precaução, OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em diversos países, por medida de precaução. A decisão segue a publicação na sexta-feira …

Exoplanetas habitáveis poderiam ser identificados por 'código de cores', afirma estudo

As enormes distâncias até os exoplanetas teoricamente capazes de suportar vida impedem a observação direta e a exploração dessas possibilidades, levando cientistas a procurar soluções inovadoras. Uma equipe de astrônomos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, …

Remdesivir melhorou tempo de recuperação da covid-19

Um novo estudo envolvendo 50 pesquisadores da área da saúde descobriu que o remédio antiviral remdesivir, projetado originalmente para o tratamento do ebola, reduziu o tempo de recuperação em pacientes de Covid-19 de uma média …