Cientistas apuram quanto café pode-se beber sem fazer mal à saúde

Um novo estudo científico chegou à conclusão de que consumir 400mg de café por dia é seguro para a saúde dos adultos que não apresentem problemas clínicos. Isto dá cerca de 4 xícara de café por dia.

A conclusão é divulgada em um estudo publicado no jornal Food and Chemical Toxicology que salienta que, desde que o limite diário de 400mg de cafeína não seja ultrapassado, não há motivo para preocupações.

No caso das mulheres grávidas, devem consumir menos de 300mg, ou seja, cerca de 3 xícaras, e as crianças podem consumir até 2.5mg por dia sem efeitos de saúde adversos, concluem os pesquisadores.

No caso das crianças, os cientistas realçam que é preciso fazer mais pesquisas, uma vez que as investigações sobre cafeína, nestas idades, são diminutas. Assim, o melhor é continuar a seguir as recomendações dos pediatras que realçam que as crianças devem evitar bebidas com cafeína, em especial bebidas energéticas.

Os autores do estudo, pesquisadores do Instituto Internacional de Ciências da Vida (ILSI) dos EUA, analisaram mais de 700 pesquisas, realizadas entre 2001 e 2015, sobre os efeitos da cafeína na saúde humana.

Eles pesquisaram em particular os efeitos da substância em termos de toxicidade, de efeitos ósseos e cardiovasculares, de saúde comportamental e de reprodução e desenvolvimento, como anomalias no feto.

“Concluímos que os níveis previamente definidos de ingestão de cafeína (400mg), em um consumidor saudável de cafeína, não estavam associados com efeitos adversos manifestos”, salienta o líder do estudo, Eric Hentges, diretor executivo do ILSI, em declarações divulgadas pelo jornal The Daily Mail.

A Agência Europeia de Segurança Alimentar também recomenda um limite diário de 400mg de café por dia, considerando que para lá desse valor, aumentam os riscos de problemas de saúde, nomeadamente de ansiedade e de transtornos cardíacos.

A agência alerta que consumir cafeína durante a gravidez aumenta os riscos de se ter um bebê com pouco peso e de se sofrer um aborto. A cafeína está ainda associada a anomalias no feto.

Convém por fim, alertar que o café não é a única bebida que contém cafeína e é importante que se esteja atento ao que consome diariamente, para não ultrapassar o limite considerado seguro.

Chás, bebidas energéticas e barras de chocolate também podem conter cafeína. E até alguns analgésicos contêm a substância. Por isso, esteja atento.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …