A Qualcomm e a Renault apresentaram na última quinta-feira um sistema de carregamento dinâmico sem fios que permite carregar um veículo elétrico em velocidades até 100 km/h.
Fruto da parceria com a Qualcomm Technologies e a Vedecom, a Renault testou o sistema de carregamento elétrico com dois carros Kangoo Z.E. com placas de tecnologia Halo acopladas.
“Contribuir para este projeto tem sido emocionante”, afirmou Eric Feunteun, diretor do Programa de Veículos Elétricos da Renault.
O entusiasmo foi compartilhado por Steve Pazol, diretor geral da Qualcomm Wireless Charging. “Estou muito orgulhoso com o que conseguimos realizar, conseguimos ir além dos limites e nos aproximar mais do futuro da mobilidade urbana”, disse.
Denominada “carregamento dinâmico”, a novidade foi já mostrada pela Qualcomm em uma demonstração em pista de testes em Versalhes, nos arredores de Paris. Dois pequenos furgões Renault Kangoo viajaram sobre a estrada com carregadores e conseguiram captar cerca de 20kWh a velocidades de circulação em autoestrada.
O recarregamento de baterias sem fios é um vetor de desenvolvimento que tem merecido a dedicação de fabricantes de automóveis. No desenvolvimento destas soluções têm trabalhado empresas e startups como a xChargepoint, a WiTricity e a HEVO Power.
O fornecimento de chips e soluções ligadas à indústria do automóvel são uma das principais áreas de investimento da empresa que tem registado índices tão bons quanto ao fabrico de processadores para smartphones e outros equipamentos móveis.
Os testes realizados pela Renault, a Qualcomm e a Vedecom inserem-se no projeto FABRIC – que tem um custo de 9 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões) – financiado parcialmente pela União Europeia e que integra 25 entidades originárias de nove países europeus.
// ZAP