Para contrapor ensino cristão, satanistas criam curso para crianças e jovens em escolas dos EUA

(dv) Josh Reynolds / After School Satan

Lucien Greaves, cofundador e porta-voz do Templo

Religião é um assunto de adulto. Seja qual for a sua, ou se você não tem nem quer ter alguma, parece no mínimo uma questão de bom senso que as crianças sejam mantidas livres para serem quem quiserem diante de tal profundo e polêmico tema.

Desde 2001, nos EUA, no entanto, que a Suprema Corte do país permite que grupos religiosos ministrem cursos extracurriculares para alunos de escolas públicas americanas.

A missão dos tais “Clubes de Boas Notícias” é assumidamente a de “evangelizar meninos e meninas com o Evangelho do Senhor, para estabelecê-los como discípulos da palavra de Deus”. É claro que a questão vai além do mero debate religioso, ganhando contornos políticos e tocando em temas como o ensino científico, a separação entre o estado e a igreja, e muito mais.

E é por isso que, se valendo da mesma premissa judicial que permite o ensino religioso, os membros do Templo Satânico dos EUA decidiram se oferecer como uma alternativa às crianças e ao pais e questionar a legitimidade dos cursos cristãos ministrando também aulas extracurriculares de satanismo nas escolas.

A ideia, segundo Chalice Blythe, diretora nacional do programa “Satã Depois da Escola”, é oferecer múltiplos pontos de vista, já que os cursos religiosos são permitidos em escolas públicas. O material do curso convida os jovens a “aprenderem e se divertirem” com o satanismo, com direito a vídeo com áudio invertido e até um livro de colorir satânico.

É claro que os grupos cristãos se uniram para frear a iniciativa, chamando-a de “sacrilégio” em nome do “retorno da moral cristã”. O Templo Satânico, no entanto, possui uma base como de qualquer outra religião, e uma forte atuação nas redes sociais.

Na prática, atuam como defensores do conhecimento científico, das liberdades individuais, dos direitos humanos e, acima de tudo, da separação entre a igreja e o estado.

Não se sabe se alguma escola já autorizou o curso, nem como a Corte suprema se posicionará – mas fica claro que a separação entre o estado e a igreja, em todos os aspectos, é realmente a única maneira eficiente de se proteger justamente a liberdade de religião, sem que nenhuma linha religiosa se sobreponha sobre outra – ou sobre o direito de não seguir linha alguma.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Declarações que demonstram a MENTIRA da IMPARCIALIDADE jornalística:
    “Religião é um assunto de adulto. Seja qual for a sua, ou se você não tem nem quer ter alguma, parece no mínimo uma questão de bom senso que as crianças sejam mantidas livres para serem quem quiserem diante de tal profundo e polêmico tema.”
    “…fica claro que a separação entre o estado e a igreja, em todos os aspectos, é realmente a única maneira eficiente de se proteger justamente a liberdade de religião.”
    BOM SENSO para quem? FICA CLARO para quem?
    Esse jornalista deveria TER VERGONHA NA CARA e abandonar a profissão, já que não consegue controlar o PRURIDO ANAL de fazer as notícias passarem primeiro pelo seu crivo distorcido, tendencioso e ridículo.
    E tem mais: QUEM MANDA NA MINHA CASA SOU EU! Nem o Governo nem a Igreja nem um jornalistazinho desajustado tem o direito de definir como deve ser a educação dos meus filhos.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …