Para contrapor ensino cristão, satanistas criam curso para crianças e jovens em escolas dos EUA

(dv) Josh Reynolds / After School Satan

Lucien Greaves, cofundador e porta-voz do Templo

Religião é um assunto de adulto. Seja qual for a sua, ou se você não tem nem quer ter alguma, parece no mínimo uma questão de bom senso que as crianças sejam mantidas livres para serem quem quiserem diante de tal profundo e polêmico tema.

Desde 2001, nos EUA, no entanto, que a Suprema Corte do país permite que grupos religiosos ministrem cursos extracurriculares para alunos de escolas públicas americanas.

A missão dos tais “Clubes de Boas Notícias” é assumidamente a de “evangelizar meninos e meninas com o Evangelho do Senhor, para estabelecê-los como discípulos da palavra de Deus”. É claro que a questão vai além do mero debate religioso, ganhando contornos políticos e tocando em temas como o ensino científico, a separação entre o estado e a igreja, e muito mais.

E é por isso que, se valendo da mesma premissa judicial que permite o ensino religioso, os membros do Templo Satânico dos EUA decidiram se oferecer como uma alternativa às crianças e ao pais e questionar a legitimidade dos cursos cristãos ministrando também aulas extracurriculares de satanismo nas escolas.

A ideia, segundo Chalice Blythe, diretora nacional do programa “Satã Depois da Escola”, é oferecer múltiplos pontos de vista, já que os cursos religiosos são permitidos em escolas públicas. O material do curso convida os jovens a “aprenderem e se divertirem” com o satanismo, com direito a vídeo com áudio invertido e até um livro de colorir satânico.

É claro que os grupos cristãos se uniram para frear a iniciativa, chamando-a de “sacrilégio” em nome do “retorno da moral cristã”. O Templo Satânico, no entanto, possui uma base como de qualquer outra religião, e uma forte atuação nas redes sociais.

Na prática, atuam como defensores do conhecimento científico, das liberdades individuais, dos direitos humanos e, acima de tudo, da separação entre a igreja e o estado.

Não se sabe se alguma escola já autorizou o curso, nem como a Corte suprema se posicionará – mas fica claro que a separação entre o estado e a igreja, em todos os aspectos, é realmente a única maneira eficiente de se proteger justamente a liberdade de religião, sem que nenhuma linha religiosa se sobreponha sobre outra – ou sobre o direito de não seguir linha alguma.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Declarações que demonstram a MENTIRA da IMPARCIALIDADE jornalística:
    “Religião é um assunto de adulto. Seja qual for a sua, ou se você não tem nem quer ter alguma, parece no mínimo uma questão de bom senso que as crianças sejam mantidas livres para serem quem quiserem diante de tal profundo e polêmico tema.”
    “…fica claro que a separação entre o estado e a igreja, em todos os aspectos, é realmente a única maneira eficiente de se proteger justamente a liberdade de religião.”
    BOM SENSO para quem? FICA CLARO para quem?
    Esse jornalista deveria TER VERGONHA NA CARA e abandonar a profissão, já que não consegue controlar o PRURIDO ANAL de fazer as notícias passarem primeiro pelo seu crivo distorcido, tendencioso e ridículo.
    E tem mais: QUEM MANDA NA MINHA CASA SOU EU! Nem o Governo nem a Igreja nem um jornalistazinho desajustado tem o direito de definir como deve ser a educação dos meus filhos.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …