Insatisfeito com o ensino tradicional, Elon Musk construiu uma escola (ainda muito secreta) para os filhos

OnInnovation / Flickr

Há três anos, o fundador da Tesla mostrou-se insatisfeito com os métodos de ensino tradicionais. A solução? Criou uma escola para os filhos, embora não se saibam ainda muitos detalhes sobre o misterioso estabelecimento de ensino.

Em setembro de 2014, Elon Musk decidiu tirar seus cinco filhos (gêmeos e trigêmeos) da prestigiada Mirman School, um colégio de Los Angeles exclusivo para crianças superdotadas, que exige até que os alunos passem por um teste de QI.

A solução do fundador da Tesla foi então criar a escola secreta “Ad Astra”, que significa “Para as Estrelas” em latim, localizada em uma mansão no sul da Califórnia.

Em 2015, o International Business Times adiantou que os poucos alunos deste estabelecimento de ensino são, para além dos herdeiros de Musk, os filhos de outros funcionários de uma das suas empresas, a SpaceX.

Passaram-se três anos desde a sua construção e os detalhes sobre a misteriosa escola continuam escassos. Musk raramente fala sobre a “Ad Astra” e as famílias que têm a sorte de ter suas crianças por lá também optaram pela mesma estratégia.

Além disso, a instituição não tem um site oficial, números de telefone ou referências dos funcionários, desde os seus administradores aos professores.

As poucas coisas que se sabem sobre o projeto educativo vieram da boca do milionário, em uma entrevista concedida em abril de 2015 à Beijing Television, na qual admitiu estar cansado dos sistemas de educação tradicionais.

“A diferença para a maioria das outras escolas é que não há notas e nem todas as crianças estão no mesmo ano ao mesmo tempo. Alguns alunos adoram inglês ou idiomas, outros preferem Matemática, outros adoram Música e têm diferentes habilidades em momentos diferentes”, explicou.

“É mais sensato atender à educação para combinar suas aptidões e habilidades. É importante ensinar a resolução de problemas – ou ensinar sobre o problema, não sobre as ferramentas”, acrescentou.

Para exemplificar a abordagem alternativa, Musk deu um exemplo: em vez de cursos específicos sobre as ferramentas usadas para fazer um motor, as crianças aprendem a engenharia reversa do motor, conhecendo diretamente quais são as ferramentas necessárias para montá-lo e desmontá-lo, como uma chave de fendas.

Crítica, moral e ética

Peter Diamandis, presidente da X Prize Foundation, visitou recentemente a “Ad Astra” e compartilhou algumas das suas observações sobre a escola.

“Um elemento persistente desta escola é a conversa sobre ética e moral das crianças, uma conversa manifestada através do debate de cenários do mundo real que um dia os nossos filhos poderão ter que enfrentar”, escreveu no jornal The Huffington Post.

Diamandis deu como exemplo uma pergunta que os professores faziam aos alunos: “Imaginem uma pequena cidade com um lago, onde a maioria dos moradores trabalha em uma fábrica. A fábrica está poluindo o lago e matando toda a vida nele. O que faziam?”.

“É explicado aos alunos que fechar a fábrica implicaria que todos os moradores perdessem seus empregos. Por outro lado, manter a fábrica aberta significaria que o lago iria acabar destruído. Este tipo de conversa rotineira permite que as crianças vejam o mundo de uma forma extremamente importante“, considera.

De fato, Elon Musk já deixou claro que este tipo de pensamento é importante, por exemplo, quando aborda a necessidade de refletir sobre as ramificações éticas do avanço da tecnologia.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dinossauro paulista: fóssil de cerca de 65 milhões de anos paralisa obras de rodovia

Obras foram retomadas nesta segunda-feira (26) após a extração do osso de Titanossauro ser concluída. O achado parou a duplicação da SP-333, no interior do estado, por dois meses. A duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes …

Hong Kong condena primeiro réu pela lei de segurança nacional

Tong Ying-kit, de 24 anos, foi considerado culpado nesta terça-feira (27/07) por incitar a secessão e o terrorismo, tendo se tornado a primeira pessoa condenada pela lei de segurança nacional de Hong Kong, imposta por …

Estudo de genoma revela qual inseto foi 1º a ser extinto pelo homem nos EUA

DNA de borboleta de 93 anos confirma primeiro caso de extinção de inseto por culpa do homem nos EUA. Espécie foi vista pela última vez em São Francisco no início dos anos 1940. Uma equipe de …

A vida secreta dos filhos dos neandertais

Em qualquer verão normal, a famosa Praia de Castilla, na Espanha, uma faixa perfeita de areia de 20 km cercada por uma reserva natural e próxima a um centro turístico, estaria coberta de pegadas de …

“Bolsonaro não está dando os anéis, mas os dedos para tentar salvar o braço”, diz cientista política

O novo ministro super poderoso do governo de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil, toma posse esta semana. Apesar de todo o fisiologismo, a analista Graziella Testa, da Escola de Políticas …

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …