Insatisfeito com o ensino tradicional, Elon Musk construiu uma escola (ainda muito secreta) para os filhos

OnInnovation / Flickr

Há três anos, o fundador da Tesla mostrou-se insatisfeito com os métodos de ensino tradicionais. A solução? Criou uma escola para os filhos, embora não se saibam ainda muitos detalhes sobre o misterioso estabelecimento de ensino.

Em setembro de 2014, Elon Musk decidiu tirar seus cinco filhos (gêmeos e trigêmeos) da prestigiada Mirman School, um colégio de Los Angeles exclusivo para crianças superdotadas, que exige até que os alunos passem por um teste de QI.

A solução do fundador da Tesla foi então criar a escola secreta “Ad Astra”, que significa “Para as Estrelas” em latim, localizada em uma mansão no sul da Califórnia.

Em 2015, o International Business Times adiantou que os poucos alunos deste estabelecimento de ensino são, para além dos herdeiros de Musk, os filhos de outros funcionários de uma das suas empresas, a SpaceX.

Passaram-se três anos desde a sua construção e os detalhes sobre a misteriosa escola continuam escassos. Musk raramente fala sobre a “Ad Astra” e as famílias que têm a sorte de ter suas crianças por lá também optaram pela mesma estratégia.

Além disso, a instituição não tem um site oficial, números de telefone ou referências dos funcionários, desde os seus administradores aos professores.

As poucas coisas que se sabem sobre o projeto educativo vieram da boca do milionário, em uma entrevista concedida em abril de 2015 à Beijing Television, na qual admitiu estar cansado dos sistemas de educação tradicionais.

“A diferença para a maioria das outras escolas é que não há notas e nem todas as crianças estão no mesmo ano ao mesmo tempo. Alguns alunos adoram inglês ou idiomas, outros preferem Matemática, outros adoram Música e têm diferentes habilidades em momentos diferentes”, explicou.

“É mais sensato atender à educação para combinar suas aptidões e habilidades. É importante ensinar a resolução de problemas – ou ensinar sobre o problema, não sobre as ferramentas”, acrescentou.

Para exemplificar a abordagem alternativa, Musk deu um exemplo: em vez de cursos específicos sobre as ferramentas usadas para fazer um motor, as crianças aprendem a engenharia reversa do motor, conhecendo diretamente quais são as ferramentas necessárias para montá-lo e desmontá-lo, como uma chave de fendas.

Crítica, moral e ética

Peter Diamandis, presidente da X Prize Foundation, visitou recentemente a “Ad Astra” e compartilhou algumas das suas observações sobre a escola.

“Um elemento persistente desta escola é a conversa sobre ética e moral das crianças, uma conversa manifestada através do debate de cenários do mundo real que um dia os nossos filhos poderão ter que enfrentar”, escreveu no jornal The Huffington Post.

Diamandis deu como exemplo uma pergunta que os professores faziam aos alunos: “Imaginem uma pequena cidade com um lago, onde a maioria dos moradores trabalha em uma fábrica. A fábrica está poluindo o lago e matando toda a vida nele. O que faziam?”.

“É explicado aos alunos que fechar a fábrica implicaria que todos os moradores perdessem seus empregos. Por outro lado, manter a fábrica aberta significaria que o lago iria acabar destruído. Este tipo de conversa rotineira permite que as crianças vejam o mundo de uma forma extremamente importante“, considera.

De fato, Elon Musk já deixou claro que este tipo de pensamento é importante, por exemplo, quando aborda a necessidade de refletir sobre as ramificações éticas do avanço da tecnologia.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Documentos secretos dos EUA expõem grandes bancos

Arquivos do Departamento do Tesouro americano revelam que algumas das maiores instituições financeiras do mundo facilitaram por anos lavagem de dinheiro. Valor suspeito movimentado chega a 2 trilhões de dólares. Milhares de documentos secretos do governo …

Estudo confirma que animais e humanos podem transmitir SARS-CoV-2 entre si

Cientistas neerlandeses examinaram grupos de animais e humanos de 16 fazendas de martas nos Países Baixos, descobrindo que houve infeção entre eles. Um estudo realizado em 16 fazendas de martas nos Países Baixos confirma que o …

Uma imensidão de novos mundos podem conter vida após essa nova descoberta

Pesquisadores observaram um planeta gigante orbitando sua estrela, uma anã branca, pela primeira vez. É a mais forte evidência até o momento de que planetas conseguem sim sobreviver a morte violenta de suas estrelas-mãe. A estrela …

Covid-19 vira “oportunidade" para golpistas na internet

Incertezas sobre os sintomas, alta contagiosidade, milhares de mortes no mundo. Ao atingir em cheio o medo das pessoas, o coronavírus se tornou uma “oportunidade" para golpistas na internet, que se aproveitam da ansiedade …

Trump ofereceu perdão a Assange em troca de fonte de e-mails vazados, diz advogada

Advogada de Assange afirmou que administração Trump ofereceu liberdade para o fundador do WikiLeaks caso ele revelasse a fonte por trás dos vazamentos de e-mails do Partido Democrata dos EUA. A oferta teria sido feita através …

Estudo mostra material especial que pode ser usado em construções em Marte

A NASA planeja levar humanos novamente à Lua com o programa Artemis a partir de 2024, que irá contribuir para a realização de futuras visitas a Marte. E Elon Musk é um entusiasta da ideia …

YouTube, Facebook: redes sociais bloqueiam contas de pesquisadores de maconha medicinal

No final do ano passado o uso medicinal da maconha foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e legalizado no Brasil. A lei, que beneficia a saúde de milhares de pessoas que sofrem com …

Telescópio Hubble revela Júpiter se preparando para mudar de cor

"A visão nítida do Hubble oferece um informe meteorológico atualizado sobre a atmosfera do monstruoso planeta", afirmam astrônomos. O telescópio espacial Hubble capturou uma imagem de uma singular tormenta branca em Júpiter, que começou em 18 …

Pessoas anti-máscaras são obrigados a virar coveiros de vítimas do Covid-19

Máscaras são comprovadamente uma das melhores, mais simples e baratas maneiras de proteger a si mesmo e aos demais contra o Covid-19. Mas ainda há uma imensidade de pessoas que insistem em recusar usar máscaras …

Manifestantes protestam em Tel Aviv a poucas horas do reconfinamento em Israel

Centenas de israelenses foram às ruas na noite desta quinta-feira (17) protestar contra o reconfinamento determinado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a partir desta sexta-feira (18) em Israel. O isolamento imposto nas próximas três semanas, para …