Insatisfeito com o ensino tradicional, Elon Musk construiu uma escola (ainda muito secreta) para os filhos

OnInnovation / Flickr

Há três anos, o fundador da Tesla mostrou-se insatisfeito com os métodos de ensino tradicionais. A solução? Criou uma escola para os filhos, embora não se saibam ainda muitos detalhes sobre o misterioso estabelecimento de ensino.

Em setembro de 2014, Elon Musk decidiu tirar seus cinco filhos (gêmeos e trigêmeos) da prestigiada Mirman School, um colégio de Los Angeles exclusivo para crianças superdotadas, que exige até que os alunos passem por um teste de QI.

A solução do fundador da Tesla foi então criar a escola secreta “Ad Astra”, que significa “Para as Estrelas” em latim, localizada em uma mansão no sul da Califórnia.

Em 2015, o International Business Times adiantou que os poucos alunos deste estabelecimento de ensino são, para além dos herdeiros de Musk, os filhos de outros funcionários de uma das suas empresas, a SpaceX.

Passaram-se três anos desde a sua construção e os detalhes sobre a misteriosa escola continuam escassos. Musk raramente fala sobre a “Ad Astra” e as famílias que têm a sorte de ter suas crianças por lá também optaram pela mesma estratégia.

Além disso, a instituição não tem um site oficial, números de telefone ou referências dos funcionários, desde os seus administradores aos professores.

As poucas coisas que se sabem sobre o projeto educativo vieram da boca do milionário, em uma entrevista concedida em abril de 2015 à Beijing Television, na qual admitiu estar cansado dos sistemas de educação tradicionais.

“A diferença para a maioria das outras escolas é que não há notas e nem todas as crianças estão no mesmo ano ao mesmo tempo. Alguns alunos adoram inglês ou idiomas, outros preferem Matemática, outros adoram Música e têm diferentes habilidades em momentos diferentes”, explicou.

“É mais sensato atender à educação para combinar suas aptidões e habilidades. É importante ensinar a resolução de problemas – ou ensinar sobre o problema, não sobre as ferramentas”, acrescentou.

Para exemplificar a abordagem alternativa, Musk deu um exemplo: em vez de cursos específicos sobre as ferramentas usadas para fazer um motor, as crianças aprendem a engenharia reversa do motor, conhecendo diretamente quais são as ferramentas necessárias para montá-lo e desmontá-lo, como uma chave de fendas.

Crítica, moral e ética

Peter Diamandis, presidente da X Prize Foundation, visitou recentemente a “Ad Astra” e compartilhou algumas das suas observações sobre a escola.

“Um elemento persistente desta escola é a conversa sobre ética e moral das crianças, uma conversa manifestada através do debate de cenários do mundo real que um dia os nossos filhos poderão ter que enfrentar”, escreveu no jornal The Huffington Post.

Diamandis deu como exemplo uma pergunta que os professores faziam aos alunos: “Imaginem uma pequena cidade com um lago, onde a maioria dos moradores trabalha em uma fábrica. A fábrica está poluindo o lago e matando toda a vida nele. O que faziam?”.

“É explicado aos alunos que fechar a fábrica implicaria que todos os moradores perdessem seus empregos. Por outro lado, manter a fábrica aberta significaria que o lago iria acabar destruído. Este tipo de conversa rotineira permite que as crianças vejam o mundo de uma forma extremamente importante“, considera.

De fato, Elon Musk já deixou claro que este tipo de pensamento é importante, por exemplo, quando aborda a necessidade de refletir sobre as ramificações éticas do avanço da tecnologia.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …