O supremacista branco que conduzia o carro que matou uma jovem na cidade de Charlottesville, nos Estados Unidos, tinha sido anteriormente acusado de bater na própria mãe e de ameaçá-la com uma faca, segundo documentos policiais.
Samantha Bloom, que tinha uma deficiência, chamou várias vezes a polícia devido a comportamento violento e ameaças do filho, James Alex Fields Jr., em 2010 e 2011. Bloom disse aos agentes que o filho tomava medicação para controlar o humor, de acordo com transcrições das chamadas para a linha de emergências.
Fields, de 20 anos, é acusado de jogar seu carro contra um grupo de pessoas que formava uma contramanifestação, no sábado, em Charlottesville, em reação a uma marcha de extrema direita. O ataque com o carro matou Heather Heyer, de 32 anos.
Fields, descrito por um antigo professor como um admirador de Adolf Hitler e da Alemanha nazista, foi acusado de homicídio em segundo grau. Registros policiais mostram que Fields foi detido depois de sua mãe ter denunciado em 2011 que ele se colocou atrás dela segurando uma faca.
Em outro incidente, em 2010, Samantha Bloom disse que o filho bateu em sua cabeça e a trancou no banheiro depois que ela pediu para que ele parasse de jogar videogame.
Na segunda-feira, um antigo colega de escola contou à agência Associated Press que numa viagem escolar à Europa em 2015, Fields disse repetidamente que não suportava os franceses e que só tinha participado na viagem para poder visitar “a Pátria” – a Alemanha.
Um antigo professor contou no domingo que Fields era fascinado pelo nazismo, idolatrava Hitler e tinha sido identificado pela escola que frequentava, no 9º ano, pelas suas convicções “profundas e radicais” sobre raça.
Após o ensino secundário, Fields se alistou no Exército dos Estados Unidos, mas apenas quatro meses mais tarde, o Exército o “dispensou do serviço” por “incapacidade de atingir padrões de treino”.
Fields enfrenta agora uma acusação de homicídio pela morte de Heather Heyer e de tentativa de homicídio das 19 pessoas que atropelou.
Ciberia // ZAP