Intérprete de língua de sinais fala em “ursos” e “monstros” em coletiva sobre o furacão Irma

Um intérprete de língua de sinais amador indicou frases incompreensíveis e usou palavras como “ursos” e “monstros” para a comunidade surda da Flórida, durante uma coletiva de imprensa sobre a passagem do furacão Irma, sendo acusado de colocar vidas em risco.

As autoridades de emergência do estado da Flórida, nos Estados Unidos, estão recebendo uma enchurrada de críticas por terem pedido a um intérprete de língua de sinais amador, e não a um profissional, para interpretar a mensagem de uma coletiva de imprensa sobre as medidas de segurança a adotar por causa da passagem do furacão Irma, escreve o International Business Times.

De acordo com o site, as autoridades do condado de Manatee dizem que se viram “em apuros” quando, em 8 de setembro, o furacão se aproximava de Tampa Bay e necessitavam, com urgência, de alguém para interpretar a mensagem à população.

Como não conseguiram encontrar um profissional, os funcionários pediram ajuda a um membro da equipe de resgate marítimo local, Marshall Greene, que tem um irmão surdo.

A decisão acabou em um erro terrível. Membros da comunidade surda dizem que a interpretação do voluntário não teve nenhum sentido e que chegou a usar palavras como “ursos”, “pizza” e “monstros”. Outras das frases interpretadas estavam incompletas ou eram totalmente incompreensíveis.

O vídeo da sua interpretação foi compartilhado nas redes sociais e rapidamente se tornou viral. Chris Wagner, ex-presidente da Associação Nacional de Surdos dos EUA, assinalou que a interpretação de Green foi um insulto a toda a comunidade surda.

As autoridades locais já apresentaram um pedido de desculpas pela falta de profissionalismo, assumindo que poderia ter colocado vidas em risco, e asseguraram que aprenderam com o erro.

O episódio relembra outro semelhante, durante o funeral de Nelson Mandela, em 2013, quando o intérprete de língua de sinais Thamsanga Jantjie traduziu sem qualquer sentido os discursos em homenagem ao antigo presidente sul-africano.

O intérprete alegou um ataque de esquizofrenia que o desconcentrou e chegou depois a ser internado em um hospital psiquiátrico. O governo sul-africano foi obrigado a apresentar um pedido de desculpas à comunidade surda pelo escândalo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …