Misterioso cemitério subaquático com crânios e esqueleto de bebê intriga arqueólogos

Fredrik Hallgren / Antiquity

Crânio com uma estaca de madeira espetada encontrado num cemitério subaquático na Suécia

Arqueólogos suecos encontraram um surpreendente e macabro cemitério subaquático, constituído basicamente por crânios de adultos e pelo esqueleto de um bebê, datados de há 8 mil anos, e que deixa muitos mistérios no ar.

Esse túmulo único foi encontrado no sul da Suécia, perto de um local arqueológico conhecido como Kanaljorden, onde decorrem escavações desde 2009. Só em 2011, foram encontrados os primeiros restos humanos na zona e até agora, já foram detectados os vestígios de 10 adultos e de um bebê.

Os restos humanos encontrados são quase todos crânios, exceto um, que é o esqueleto completo de um bebê que teria entre 36 e 40 semanas, o que indicia que teria morrido no nascimento ou pouco depois de nascer, referem os arqueólogos no artigo científico publicado neste mês na revista Antiquity.

Quase todos os crânios evidenciavam a falta de ossos das mandíbulas, mas não foram encontrados sinais de remoção violenta dos mesmos. E dois tinham sinais de terem sido espetados com um bastão ou uma vara, em um método que era comumente utilizado para assustar inimigos, com a exibição dos crânios como troféus.

A datação por radiocarbono coloca os vestígios no período Mesolítico, ou seja, entre 5500 e 6000 antes de Cristo. Todavia, os caçadores-coletores dessa época não eram conhecidos por levarem a cabo rituais fúnebres deste gênero, nota o Science Alert.

Pessoas “especiais” especificamente escolhidas

A conjuntura que envolve toda a descoberta surpreende os arqueólogos envolvidos, a começar pelo local do enterro. Esse cemitério subaquático teria estado localizado no fundo de um lago pouco profundo, coberto com pedras, nas quais teriam sido colocados os restos humanos, possivelmente em rituais fúnebres.

As dúvidas são, neste momento, mais do que as explicações, uma vez que estamos perante um tipo de vestígios que nunca foram encontrados antes na Escandinávia.

Por que e como foram mortas estas pessoas do Mesolítico Europeu é um grande mistério, mas surge a ideia de que podem ter sido de algum modo “especiais”, o que justificaria que tenham sido alvo de tais rituais.

Quase todos os crânios apresentavam sinais de violência, com vários golpes – os homens golpeados na parte superior da cabeça, e as mulheres na parte de trás. Mas não estamos falando de golpes letais, já que apresentavam sinais de terem sido curados.

“O fato de a maioria dos indivíduos mostrar ferimentos curados parece ser mais do que uma coincidência e implica que eles foram especificamente escolhidos” para colocação no local ritual, salientam os pesquisadores no artigo científico.

Sara Gummesson / Fredrik Hallgren / Antiquity

Crânio com traumatismos curados que não foram a causa de morte dos indivíduos encontrados no cemitério subaquático na Suécia

Neste momento, foram realizadas análises de DNA para tentar perceber se havia relação entre os vestígios humanos encontrados, mas já é certo que há dois familiares entre eles.

“Não são, provavelmente, irmãos, mas podem ser primos ou familiares mais distantes”, explica em declarações a National Geographic, o arqueólogo que lidera as escavações, Fredrik Hallgren,

“Não há sinais de decapitação”

Os cientistas encontraram indícios de que os corpos teriam sido enterrados antes de os crânios terem sido desenterrados e colocados no lago.

“Não temos nenhuma evidência direta de decapitação”, explica a coautora do estudo, Sara Gummesson, da Universidade de Estocolmo, em nota enviada à National Geographic. “É mais provável que os crânios tenham sido separados dos corpos durante a decomposição”, acrescenta.

Sobre os sinais de violência encontrados nos crânios, os arqueólogos acreditam que podem ser consequência de “violência intergrupal”, motivada por “guerras e invasão”. Essa teoria pode ajudar a explicar as “diferentes lesões nos homens e nas mulheres”, uma vez que “desempenhavam papéis diferentes no combate”.

A par dos vestígios humanos, e organizados em torno deles, foram também encontrados ossos de sete espécies diferentes de animais, incluindo ursos, javalis e texugos. Os corpos dos animais teriam sido cortados após as mortes, mas não há sinais de que tenham sido comidos, uma vez que não há indícios de fogo nos ossos, explica o Science Alert.

Foram também descobertas mais de 400 estacas de madeira, intactas ou partidas, que podem ter sido usadas em uma vedação ou muro, ou ainda como suporte para segurar crânios, humanos e de animais.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …