Projeto treina e encaminha gratuitamente cães de assistência à pessoas com deficiência

(dv) Cão Inclusão

Ter um animal de estimação traz muitos benefícios para a saúde, como o alívio do estresse e a melhoria de humor. Indo além, eles também podem ser anjos da guarda. O Cão Inclusão é um projeto que treina e encaminha gratuitamente cães de assistência para pessoas com deficiência terem mais praticidade e uma boa companhia em seu dia a dia.

Apesar de exibirem todo o seu charme por aí, esses cachorros não estão para brincadeira. São adestrados como cães de serviço para auxiliar pessoas com deficiência de mobilidade; como cães-ouvintes, para auxiliar quem tem deficiência auditiva; e como cães-guia, para auxiliar pessoas com deficiência visual.

Atualmente, há nove cachorros em treinamento pela Cão Inclusão para tais finalidades.

A iniciativa agora tem trabalhado nos treinamentos de cães de serviço para cadeirantes, que é bastante propagada e prescrita por médicos no Estados Unidos e Europa, mas ainda engatinha aqui no Brasil.

O tempo de treino é de aproximadamente dois anos e dividido por etapas. Desde que o filhote está na barriga da mãe, são várias etapas até que o animal esteja apto a se adaptar e seguir a rotina da pessoa com deficiência.

Quem recebe o cachorro de serviço também passa por aprendizados ao conviver com o novo parceiro de vida. E o melhor: este cão será entregue sem custo algum, com direito a acompanhamento vitalício pelo período que vai de seis a oito anos, até que o mesmo se aposente de forma saudável.

A equipe da ONG é responsável por todos os trâmites.

Os animais de assistência são dóceis, sociáveis, tranquilos e focados. Respondem comandos e ajudam em funções cotidianas como abrir e fechar portas, pegar objetos do chão, acionar campainhas e acender luzes. Autonomia, liberdade e companheirismo são alguns dos benefícios que essas fofuras levam às pessoas com deficiência.

Como ajudar e ser ajudado

Para que o programa tenha um alcance ainda maior, as empresas podem patrocinar o treinamento dos cães, entrando em contato através do site. Assim ajudam indiretamente as pessoas que precisam e também divulgam suas marcas.

Há ainda campanhas de financiamento coletivo das quais todos podem colaborar e doação direta através do PayPal. Toda a verba é destinada ao projeto sem fins lucrativos.

As pessoas também podem se voluntariar como Famílias Socializadoras, que passarão por uma seleção criteriosa para receber o animal, cuidar, educar, treinar e fazer a socialização durante o primeiro ano de vida do cachorro. O processo é supervisionado pela equipe.

Quem estiver precisando de um cão inclusão precisa preencher um formulário no site e consultar se há disponibilidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …