Ex-refugiada afegã se torna nova garota propaganda da Alemanha

Ao fugir com sua família da violência do Talebã no Afeganistão, em 1999, a então adolescente Zohre Esmaeli não poderia imaginar que se tornaria, quase 20 anos depois, o novo rosto da Alemanha para o mundo.

Esmaeli, de 32 anos, foi escolhida para substituir a top model Claudia Schiffer na campanha “Alemanha – País das Ideias“, criada pelo governo federal alemão e pela Federação da Indústria alemã em 2006 para promover a imagem do país no exterior.

“Aceitei a proposta sem pensar muito. É um orgulho emprestar meu rosto para a campanha depois da Claudia Schiffer. Além disso, assim posso agradecer a Alemanha, país que me ofereceu oportunidades para construir uma nova vida e no qual me sinto em casa”, afirma a modelo.

Não apenas a beleza, mas a história da modelo também pesou na escolha dos organizadores da campanha. Segundo a presidente da iniciativa, Ute Weiland, Esmaeli, que também tem cidadania alemã, personifica uma sociedade aberta à diversidade, à inovação e disposta a ajudar o próximo.

No auge da crise migratória na Europa, em 2015, a Alemanha recebeu quase um milhão de refugiados. Apesar de críticas, a sociedade alemã em geral se mostrou receptiva e apoiou a decisão da chanceler Angela Merkel de abrir as fronteiras do país.

Neste contexto, a escolha de Esmaeli para substituir Claudia Schiffer como novo rosto da Alemanha pode ser interpretada também como um posicionamento político dos organizadores da campanha.

Fuga e adaptação

Nascida em Cabul, Esmaeli passou sua infância no Afeganistão. Ao completar 13 anos, seus pais decidiram fugir da guerra civil que tomava o país governado pelo regime do Talebã – movimento que surgiu no início dos anos 1990 e prega uma versão linha-dura da Sharia, a lei islâmica.

Após vender tudo o que tinha, a família começou a jornada rumo à Europa.

Durante seis meses, Esmaeli, seus pais e dois irmãos percorreram a pé e de trem, sempre com medo de serem pegos, os mais de 5 mil quilômetros que separam o Afeganistão da Alemanha. A chegada ao destino, porém, não significou o fim das dificuldades enfrentadas pela família.

zohreesmaeli / Facebook

Zohre Esmaeli

Aos 13 anos, os pais decidiram fugir da guerra civil que assolava o Afeganistão

“Quando chegamos à Alemanha, há 18 anos, tínhamos enfrentado uma fuga longa, com situações horríveis, e aqui nos sentimos muito sozinhos. Não havia ninguém para nos explicar as regras e como as coisas funcionavam”, conta Esmaeli.

Durante quase dois anos, a família viveu num abrigo para requerentes de asilo em Kassel, na região central da Alemanha. A modelo lembra que, nesta época, passou por muitas situações desagradáveis e chegou a sofrer discriminação, sobretudo no colégio.

Tudo por diferenças culturais que poderiam ter sido minimizadas se a família tivesse recebido orientação sobre essas questões.

Esmaeli passou então a observar seu entorno para descobrir como as coisas funcionavam. “Para mim foi importante me despedir da maneira antiga de pensar, mas sem renegar meu país de origem, além de deixar de lado preconceitos e medos e estar aberta para uma outra cultura.”

Conflitos familiares

Com a integração na nova cultura, no entanto, surgiram os primeiros conflitos entre Esmaeli e sua família. A adolescente decidiu parar de usar o hijab, véu usado por mulheres muçulmanas para cobrir o cabelo, e enfrentou a resistência dos pais.

Aos 17 anos, Esmaeli, que sonhava em se tornar engenheira elétrica no setor da aviação, foi descoberta por uma agente de modelos enquanto fazia compras numa loja de roupas. Imaginando a reação dos pais, ela foi à agência em segredo e também não revelou a ninguém quando fez suas primeiras fotos pelo novo emprego.

(dr) Zohre Esmaeli

 Zohre Esmaeli

Esmaeli foi obrigada a escolher entre a carreira e a família.

Quando o segredo veio à tona, Esmaeli foi obrigada a escolher entre a carreira e a família. “Meus pais não acham a profissão adequada para mim. Resolvi lutar contra toda resistência, pois era uma chance de tomar o rumo da minha vida nas minhas mãos”, lembra.

Naquela mesma época, a família planejava o casamento de Esmaeli. Para evitar a união com um pretendente que não conhecia e priorizar a carreira, ela fugiu de casa e passou anos sem manter contato com os pais.

Com o tempo, ela voltou a falar com os familiares, mas até hoje sua profissão é um tabu nas conversas.

Apesar de ter morado em Paris, Londres e Nova York, Esmaeli jamais esqueceu as dificuldades enfrentadas na infância no Afeganistão e como refugiada na Alemanha. Por isso, há anos ela se dedica a projetos voltados a facilitar a integração de requerentes de asilo e a iniciativas de auxílio humanitário na sua terra natal.

O engajamento lhe rendeu, em 2014, a indicação para o posto de embaixadora alemã contra a discriminação.

Embora não tenha esquecido o Afeganistão, Esmaeli nunca mais pisou em sua terra natal, em guerra há décadas. A modelo, porém, diz não ter perdido as esperanças de que algum dia a situação no país volte ao normal, para que ela possa visitar o local onde nasceu e passou sua infância.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …