As melhores ideias geralmente surgem das formas mais simples. Com o empresário Antonio Veiga não foi diferente. Era 1999 e ele mantinha uma rede de escolas de informática em São Bernardo do Campo quando decidiu oferecer uma bolsa de estudos para um estudante com deficiência física.
Ao perceber o impacto do gesto na vida do jovem, Antonio notou que poderia expandir a ideia. Logo nasceu o Projeto Adote um Cidadão. A iniciativa hoje é voltada ao ensino de pessoas que, por algum motivo, ficam atrás na disputa de vagas no mercado de trabalho.
Atualmente, o projeto engloba pessoas em situação de vulnerabilidade social, portadores de deficiência e idosos, visando sua inclusão digital e capacitação profissional. São oferecidos cursos nas áreas de turismo, administração, vendas, informática, entre outros. Desde sua fundação, a iniciativa já atendeu cerca de 4 mil pessoas.
As aulas do projeto são 100% práticas e cada aluno tem um computador à sua disposição. Para manter a estrutura, o próprio Antonio investe o equivalente a R$ 5 mil mensais – suficiente para pagar dois professores e a sede da escola.
Além disso, a iniciativa também se baseia em doações de pessoas físicas e de empresas, que podem patrocinar entre 25 e 100 bolsas nos cursos mensalmente.
Ciberia // Hypeness
Grato, por compartilharem ações que buscam fazer um mundo mais justo e igualitario.