Projeto oferece cursos gratuitos e ajuda a realizar sonhos de pessoas com deficiência

As melhores ideias geralmente surgem das formas mais simples. Com o empresário Antonio Veiga não foi diferente. Era 1999 e ele mantinha uma rede de escolas de informática em São Bernardo do Campo quando decidiu oferecer uma bolsa de estudos para um estudante com deficiência física.

Ao perceber o impacto do gesto na vida do jovem, Antonio notou que poderia expandir a ideia. Logo nasceu o Projeto Adote um Cidadão. A iniciativa hoje é voltada ao ensino de pessoas que, por algum motivo, ficam atrás na disputa de vagas no mercado de trabalho.

Atualmente, o projeto engloba pessoas em situação de vulnerabilidade social, portadores de deficiência e idosos, visando sua inclusão digital e capacitação profissional. São oferecidos cursos nas áreas de turismo, administração, vendas, informática, entre outros. Desde sua fundação, a iniciativa já atendeu cerca de 4 mil pessoas.

As aulas do projeto são 100% práticas e cada aluno tem um computador à sua disposição. Para manter a estrutura, o próprio Antonio investe o equivalente a R$ 5 mil mensais – suficiente para pagar dois professores e a sede da escola.

Além disso, a iniciativa também se baseia em doações de pessoas físicas e de empresas, que podem patrocinar entre 25 e 100 bolsas nos cursos mensalmente.

Ciberia // Hypeness

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA:

Fóssil com 245 milhões de anos parece o gémeo perdido de Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gêmeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes Star Wars. O fóssil …

Afinal, a orientação sexual pode mesmo estar escrita nos genes

Os cientistas reportam aquilo que pode ser a primeira prova concreta de ligações genéticas à orientação sexual masculina no primeiro estudo observacional de mapeamento do genoma que examinou o traço. Pesquisadores recrutaram mais de 2 mil …

O apocalipse das abelhas não passa de um mito

Um estudo recente do Departamento de Agricultura dos EUA assinala que o número de colônias de abelhas que produzem mel cresceu no país desde 2008. Vários cientistas assinalaram que o alarme que anuncia um apocalipse de …

Após morte cerebral, paciente deverá ser observado por 6 horas

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta terça-feira (12) critérios mais rígidos para definir morte encefálica. A mudança nos procedimentos tem impacto no processo de doação e transplante de órgãos, que só pode ser …

CPMI da JBS: relatório pede indiciamento de Janot, irmãos Batista e mais três

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) pediu, no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS, o indiciamento do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e do procurador da República Eduardo Pellela, que foi …

Crimes de adoções ilegais pela Igreja Universal em Portugal já prescreveram

Pelo menos dez crianças portuguesas acolhidas em um lar da Igreja Universal do Reino de Deus teriam sido roubadas das mães na década de 90 para adoção. Na sequência da reportagem emitida nesta segunda-feira (11) pelo …

Moreira Franco: reforma da Previdência permitirá ao país entrar em ciclo virtuoso

A aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso Nacional permitirá que o país entre em 2018 em um ciclo virtuoso. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (11) pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, …

Bomba em Nova York explodiu antes do previsto

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista fracassada. O ataque ocorreu em um túnel na …

BC sinaliza novo corte na taxa básica de juros em fevereiro

A taxa básica de juros, a Selic, poderá voltar a ser reduzida em fevereiro de 2018. É o que sinalizou o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, em ata da última reunião, realizada …

Tiririca usou dinheiro público para viajar pelo Brasil fazendo shows de humor

Ao discursar pela primeira e última vez na tribuna da Câmara no último dia 6, o deputado federal Tiririca (PR-SP) afirmou que deixaria a política “triste” e “com vergonha” pelo o que acontece no Congresso. …