Bienal do Livro recebe 680 mil visitantes com maior presença de jovens

Fernando Frazão / ABr

A 18ª Bienal Internacional do Livro superou as expectativas de público e recebeu ao menos 680 mil visitantes desde 31 de agosto. O número foi divulgado neste domingo (10) pelos organizadores do evento.

A expectativa inicial dos organizadores era de que 600 mil pessoas fossem ao Riocentro participar da Bienal, que ampliou em 30% sua programação cultural.

Um dos destaques do crescimento foi o público de 15 a 19 anos, cuja participação aumentou de 18% para 33% do total de visitantes. Em 10 anos, a participação dessa faixa etária aumentou três vezes, já que a Bienal de 2007 teve apenas 11% de público nesse grupo.

A vice-presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Mariana Zahar, disse que a Bienal deste ano ocorre em um momento em que o mercado literário começa a dar sinais de recuperação. “A Bienal está marcando a saída desse momento [de crise] do mercado editorial”, afirmou.

De janeiro até a primeira semana de setembro, o setor cresceu 5% sobre o mesmo período do ano passado. Mariana pondera que a alta de 2017 deve ser vista com cautela, porque 2016 registrou queda de 20% em relação a 2015. Sobre a participação dos jovens, ela comemora: “Está alinhado com o que vem acontecendo no mercado editorial e nos enche de esperança de que teremos um público leitor maior daqui para frente.”

O público jovem que foi à Bienal encontrou uma programação mais reforçada. A Arena #Semfiltro, por exemplo, teve o espaço ampliado de 90 para 400 lugares e, mesmo assim, atingiu uma lotação média de 90% ao longo do evento. Os organizadores também avaliam que o espaço Geek & Quadrinhos também teve boa resposta do público.

A diretora da Bienal, Tatiana Zaccaro, destacou que o público jovem responde a um investimento feito pelo evento nos últimos 10 anos. Já o crescimento da oferta de atrações está alinhado com a proposta de fazer da Bienal um programa cultural mais amplo que uma feira de livros.

“A Bienal vai muito além disso. Tanto para a gente que organiza quanto para os próprios editores. O que a Bienal se propõe é invadir o Rio e o Brasil com a importância da leitura, do livro, dos autores, é se tornar um programa cultural e estar no calendário do carioca”, disse Tatiana.

Os números divulgados neste domingo mostram que a média de livros comprados por visitante manteve-se em 6,6, com um gasto médio de R$ 25,18. Esses números podem sofrer revisões com o fim do evento.

A nota recebida pela Bienal em avaliação do público aumentou de 8,4 para 8,6, e 93% dos visitantes disseram que pretendem voltar nas próximas edições. Um em cada quatro visitantes foi à Bienal do Livro pela primeira vez este ano, e 14% deles vieram de outros estados.

Ciberia // Agência Brasil

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …