A plataforma de transporte Uber anunciou esta quarta-feira na Web Summit, que acontece esta semana em Lisboa, que em 2020 começará a realizar testes do serviço de viagens aéreas urbanas, que irá se chamar uberAIR, na cidade americana de Los Angeles.
O novo serviço foi apresentado nesta quarta-feira (8) com grande expectativa na Web Summit, onde o responsável de produto da Uber, Jeff Holden, mostrou o design dos aparelhos que vão oferecer estes percursos, muito similares aos helicópteros mas totalmente elétricos e mais silenciosos.
O uberAIR será testado em Los Angeles, a segunda área urbana mais povoada dos Estados Unidos, lembrou Holden, que apontou que o preço do trajeto será similar ao do atual serviço UberX.
A uberAIR, explicou, está pensado principalmente em compartilhar viagens, como já acontece na modalidade UberPOOL, e contará para isso com cabines com capacidade para quatro passageiros.
“É o princípio do fim dos automóveis individuais“, sustentou Holden, que considerou que no futuro só serão comprados automóveis pessoais “por questões de hobby”.
A Uber já entrou em contato com grandes empresas que podem investir neste modelo de negócio, não só para desenvolver as aeronaves, mas para dispor de zonas que exerçam de heliportos.
Além disso, conseguiu um acordo com a NASA para o desenvolvimento da Gestão do Espaço Aéreo não Tripulado (UTM, em inglês) e dos Sistemas Aéreos não Tripulados (UAS).
Esta parceria, explica a empresa, “vai facilitar operações seguras e eficientes de UAS a baixa altitude” e “contribui para que a companhia possa operar os primeiros voos da uberAIR”.
“Trata-se da primeira parceria da Uber com uma agência governamental com o objetivo de operar uma rede de mobilidade aérea ao nível global”, acrescentou a empresa.
A apresentação, uma das mais aplaudidas da Web Summit, incluiu alguns dados básicos que justificam, de acordo com a companhia, esta aposta, além da sempre sugestiva ideia de conseguir pôr em marcha os “veículos voadores”.
Entre os dados figura o fato de que “mais de metade da população mundial vive em cidades”, e que quando há muita população, como na Cidade do México, por exemplo, um motorista passa anualmente cerca de cinco semanas de trabalho dentro do veículo devido a engarrafamentos e trânsito lento.
A Uber, com presença em mais de 600 cidades e com cerca de 65 milhões de utilizadores por mês, resumiu em um vídeo sua visão de futuro: uma mulher que, através do aplicativo, reserva um UberAir e entra nele no terraço de um arranha-céus para evitar o engarrafamento das avenidas.
Ciberia // ZAP