Uber se une à NASA para lançar serviço de viagens aéreas urbanas em Los Angeles a partir de 2020

David Fitzgerald / Web Summit

Jeff Holden, responsável de produto da Uber

A plataforma de transporte Uber anunciou esta quarta-feira na Web Summit, que acontece esta semana em Lisboa, que em 2020 começará a realizar testes do serviço de viagens aéreas urbanas, que irá se chamar uberAIR, na cidade americana de Los Angeles.

O novo serviço foi apresentado nesta quarta-feira (8) com grande expectativa na Web Summit, onde o responsável de produto da Uber, Jeff Holden, mostrou o design dos aparelhos que vão oferecer estes percursos, muito similares aos helicópteros mas totalmente elétricos e mais silenciosos.

O uberAIR será testado em Los Angeles, a segunda área urbana mais povoada dos Estados Unidos, lembrou Holden, que apontou que o preço do trajeto será similar ao do atual serviço UberX.

A uberAIR, explicou, está pensado principalmente em compartilhar viagens, como já acontece na modalidade UberPOOL, e contará para isso com cabines com capacidade para quatro passageiros.

É o princípio do fim dos automóveis individuais“, sustentou Holden, que considerou que no futuro só serão comprados automóveis pessoais “por questões de hobby”.

A Uber já entrou em contato com grandes empresas que podem investir neste modelo de negócio, não só para desenvolver as aeronaves, mas para dispor de zonas que exerçam de heliportos.

Além disso, conseguiu um acordo com a NASA para o desenvolvimento da Gestão do Espaço Aéreo não Tripulado (UTM, em inglês) e dos Sistemas Aéreos não Tripulados (UAS).

Esta parceria, explica a empresa, “vai facilitar operações seguras e eficientes de UAS a baixa altitude” e “contribui para que a companhia possa operar os primeiros voos da uberAIR”.

(dv) Uber

Modelo de como será o uberAIR

“Trata-se da primeira parceria da Uber com uma agência governamental com o objetivo de operar uma rede de mobilidade aérea ao nível global”, acrescentou a empresa.

A apresentação, uma das mais aplaudidas da Web Summit, incluiu alguns dados básicos que justificam, de acordo com a companhia, esta aposta, além da sempre sugestiva ideia de conseguir pôr em marcha os “veículos voadores”.

Entre os dados figura o fato de que “mais de metade da população mundial vive em cidades”, e que quando há muita população, como na Cidade do México, por exemplo, um motorista passa anualmente cerca de cinco semanas de trabalho dentro do veículo devido a engarrafamentos e trânsito lento.

A Uber, com presença em mais de 600 cidades e com cerca de 65 milhões de utilizadores por mês, resumiu em um vídeo sua visão de futuro: uma mulher que, através do aplicativo, reserva um UberAir e entra nele no terraço de um arranha-céus para evitar o engarrafamento das avenidas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …