A recomendação europeia pode ir no sentido de criar legislação que permita serviços como a Uber, mas na Itália são os taxistas que podem celebrar mais uma vitória, com a decisão de um tribunal que obriga a Uber a suspender todos os seus serviços.
Segundo a agência Reuters, a suspensão da Uber engloba não apenas a utilização do aplicativo para pedir um carro, como também todos os serviços que a Uber disponibilizava na Itália: Uber Black, Lux, Suv, X , XL, Select e Van.
Adicionalmente, a Uber fica também proibida de fazer publicidade no país, embora tenha 10 dias para recorrer da decisão, que já afirmou que irá fazer.
Do lado da Uber a decisão é incompreensível. A empresa diz que se trata de algo que tem por base leis com mais de duas dezenas de anos, completamente desajustadas da realidade atual e que visam proteger apenas os lucros de um setor fechado e protegido à custa da liberdade de escolha dos consumidores italianos.
Esta é já a quarta derrota da Uber nos tribunais italianos, o que parece indicar que poderia estar mais próxima a eventual saída da Uber do mercado italiano. Apesar de tudo, é de esperar que a Uber vá dar bastante luta e levar o caso até as últimas instâncias.
No Brasil, uma votação na Câmada dos Deputados na última semana complicou a vida da Uber no país. A empresa deve receber uma autorização de cada prefeitura e realizar um cadastro de seus motoristas para receber a famosa placa vermelha. Na prática, isso aproxima os serviços de aplicativo daquilo que é feito com os táxis em todo o Brasil.
// ZAP