Deficientes visuais, intelectuais e cadeirantes participam da Meia Maratona Internacional de Floripa

(dv)

No próximo domingo (19), ocorre a Meia Maratona Internacional de Florianópolis (SC) e a novidade é que, neste ano, 48 pessoas terão uma experiência nada convencional.

Cerca de 5 mil atletas já foram confirmados e, dos 48 citados acima, 11 são deficientes visuais integrantes do Projeto Sexto Sentido e irão realizar o trajeto com corredores-guia: voluntários que se dedicam a acompanhar aqueles que não conseguem ver.

E o Instituto Paulo Escobar vai levar 37 cadeirantes e deficientes intelectuais para o evento, junto com atletas que empurrarão os seus meios de locomoção. Os dois projetos são apoiados pela Corre Brasil, organizadora do evento.

A prova é patrocinada pela Uninter e terá percursos de 21 quilômetros (km), 10 km e 5 km. As inscrições antecipadas já foram encerradas e quem quiser participar pode tentar uma das 100 últimas vagas na sexta-feira (17), das 14h às 18h, durante a entrega de kits, que acontece na Praça Sesquintenário da Polícia Militar.

No dia da maratona, os inscritos anteriormente devem levar 1kg de alimento não perecível, que será doado a entidades locais. O coordenador do Projeto Sexto Sentido, Eduardo Santos, diz que o programa tem como objetivo integrar os paratletas e formar novos atletas guias.

“Através do apoio de organizadores como a Corre Brasil, conseguimos aproximar os deficientes visuais do esporte e mostrar que eles podem quebrar barreiras e realizar sonhos”, comenta.

Integração também é a palavra-chave para Paulo Escobar, que preside o instituto homônimo. Ele conta que ouve depoimentos das famílias sobre os paratletas dormirem abraçados com as medalhas e emocionados com a troca de energia com os outros participantes.

Há um ano tínhamos quatro paratletas. Hoje são 37. As pessoas estão vendo que é possível integrar essas pessoas e proporcionar experiências únicas através do esporte”, diz. Além da corrida, a entidade trabalha também com stand-up paddle, surfe e skate para práticas adaptadas. “É um sonho se realizando”, define Paulo.

O diretor da Corre Brasil, Ricardo Ziehlsdorff, diz que o apoio a estes projetos e a outros existentes em Santa Catarina, está alinhado com os valores da empresa.

“Nós acreditamos na corrida como um esporte democrático, que pode proporcionar momentos únicos para qualquer pessoa. Através destes voluntários, ampliamos este conceito ainda mais e isso nos enche de orgulho”, afirma.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …