Enquanto nos contorcemos de ansiedade para mais novidades, após a recente divulgação do primeiro teaser, a Netflix divulgou a segunda prévia em vídeo de 3%, a primeira produção totalmente brasileira feita pelo serviço de streaming.
No teaser, vemos Ezequiel (João Miguel), o criador d’O Processo que escolhe a porcentagem de pessoas do título que passarão para o “lado de lá”.
Em um clima de propaganda, com uma boa dose de suavização do terror do processo de seleção, Ezequiel descreve o mundo como justo e enaltece a meritocracia que permite a perpetuação do falso equilíbrio social do mundo pós-apocalíptico do seriado.
Baseada no piloto de uma websérie homônima de 2011, a trama mostra um mundo devastado após diversas crises.
Num lugar não especificado do Brasil, a maior parte da população sobrevivente mora no Continente, um lugar miserável e decadente. Aos 20 anos de idade, todo cidadão tem direito de participar do processo de seleção para passar para Maralto, onde tudo é abundante e há oportunidades de uma vida digna.
Mas somente 3% dos candidatos são aprovados nos testes, os quais consistem em em provas físicas e psicológicas.
A direção é do uruguaio César Charlone, diretor de fotografia de Cidade de Deus, indicado ao Oscar em 2004, o roteiro e a produção executiva são de Pedro Aguilera, criador do material originla. Além de João Miguel, no elenco estão os atores Bianca Comparato, Rafael Lozano, Mel Fronckowiak, Michel Gomes, Vaneza Oliveira, Viviane Porto e Rodolfo Valente.
Com uma clara crítica ao sistema de meritocracia e pegando onda no sucesso das distopias no mundo do entretenimento, como Jogos Vorazes e Divergente, o programa terá todos os seus episódios disponibilizados no dia 25 de novembro, no catálogo da Netflix de várias partes do mundo.
E você, merece estar entre os 3%?