“Dear White People”, nova série da Netflix, ganha teaser e gera polêmica por “racismo contra brancos”

Nesta quarta, 8, a Netflix divulgou o primeiro teaser de sua nova série, Dear White People, a qual é baseada no premiado filme Cara Gente Branca, de Justin Simien, de 2014.

Simien retorna para dirigir e roteirizar o seriado, além de Barry Jenkins, de Moonlight (2016), que dirigirá alguns episódios da primeira temporada.

O enredo acompanha Samantha White (Logan Browning), Coco Conners (Antoinette Robinson), Joelle Brooks (Ashley Blaine Featherson) e Troy Fairbanks (Brandon P. Bell), quatro estudantes negros que têm que lidar com o racismo em uma universidade frequentada majoritariamente por estudantes brancos.

Bell interpretou o mesmo personagem na versão cinematográfica. Dennis Haysbert é o narrador da história.

No vídeo, Samantha fala diretamente aos brancos, em um programa da rádio universitária, sobre fantasias para o dia das bruxas. Ela diz que pirata, enfermeira ou qualquer um dos primeiros 43 presidentes americanos são disfarces aceitáveis.

Contudo, fantasiar-se dela é inaceitável. Então fotos de brancos fantasiados de negros são mostradas para demonstrar o desrespeitoso blackface.

O trailer critica tal prática, que teve sua origem em peças teatrais e shows de menestréis do século XIX. Atores de origem europeia pintavam suas faces com carvão de cortiça para representar personagens negros, reforçando estereótipos racistas e impedindo que atores afro-americanos fizessem parte dos espetáculos.

Com apenas 34 segundos, o teaser gerou revolta entre os brancos dos EUA. Vários assinantes disseram que cancelariam a assinatura do canal de streaming com o argumento de estarem incomodados pelo racismo contra brancos.

Em entrevista ao Indie Wire, Simien discorreu sobre a reação negativa do público.

A equalidade parece opressão para os privilegiados e, consequentemente, três palavras positivas ditas os fazem entrar em uma briga colossal por sua própria existência. É assim que um anúncio de menos de um minuto se transforma em uma distorcida convocação para o genocídio branco na mente de algumas pessoas. Apesar de todos os sinais dizerem o contrário“, afirmou.

Como diz o ditado, “publicidade ruim é melhor do que nenhuma publicidade“, logo, Dear White People será beneficiada pelo buzz. Ademais, assisti-la é uma boa oportunidade para entender o racismo. A série estreia no dia 28 de abril.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …