“Dear White People”, nova série da Netflix, ganha teaser e gera polêmica por “racismo contra brancos”

Nesta quarta, 8, a Netflix divulgou o primeiro teaser de sua nova série, Dear White People, a qual é baseada no premiado filme Cara Gente Branca, de Justin Simien, de 2014.

Simien retorna para dirigir e roteirizar o seriado, além de Barry Jenkins, de Moonlight (2016), que dirigirá alguns episódios da primeira temporada.

O enredo acompanha Samantha White (Logan Browning), Coco Conners (Antoinette Robinson), Joelle Brooks (Ashley Blaine Featherson) e Troy Fairbanks (Brandon P. Bell), quatro estudantes negros que têm que lidar com o racismo em uma universidade frequentada majoritariamente por estudantes brancos.

Bell interpretou o mesmo personagem na versão cinematográfica. Dennis Haysbert é o narrador da história.

No vídeo, Samantha fala diretamente aos brancos, em um programa da rádio universitária, sobre fantasias para o dia das bruxas. Ela diz que pirata, enfermeira ou qualquer um dos primeiros 43 presidentes americanos são disfarces aceitáveis.

Contudo, fantasiar-se dela é inaceitável. Então fotos de brancos fantasiados de negros são mostradas para demonstrar o desrespeitoso blackface.

O trailer critica tal prática, que teve sua origem em peças teatrais e shows de menestréis do século XIX. Atores de origem europeia pintavam suas faces com carvão de cortiça para representar personagens negros, reforçando estereótipos racistas e impedindo que atores afro-americanos fizessem parte dos espetáculos.

Com apenas 34 segundos, o teaser gerou revolta entre os brancos dos EUA. Vários assinantes disseram que cancelariam a assinatura do canal de streaming com o argumento de estarem incomodados pelo racismo contra brancos.

Em entrevista ao Indie Wire, Simien discorreu sobre a reação negativa do público.

A equalidade parece opressão para os privilegiados e, consequentemente, três palavras positivas ditas os fazem entrar em uma briga colossal por sua própria existência. É assim que um anúncio de menos de um minuto se transforma em uma distorcida convocação para o genocídio branco na mente de algumas pessoas. Apesar de todos os sinais dizerem o contrário“, afirmou.

Como diz o ditado, “publicidade ruim é melhor do que nenhuma publicidade“, logo, Dear White People será beneficiada pelo buzz. Ademais, assisti-la é uma boa oportunidade para entender o racismo. A série estreia no dia 28 de abril.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Bicho vai pegar", diz Bolsonaro após autorizar uso do Exército e Força Nacional no Ceará

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que viabiliza uso do Exército e da Força Nacional para conter protestos de policiais militares no Ceará. Após diversos dias de protestos serem promovidos por policiais militares do estado do Ceará, …

Disney anuncia início de vendas do boneco do Baby Yoda

Depois de causar verdadeiro furor entre os fãs de ‘Star Wars’ e em gente que nunca ouviu falar da série de filmes, o boneco do Baby Yoda já tem data para chegar às lojas. O …

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …

Câmara oculta no túmulo de Tutancâmon poderia abrigar rainha Nefertiti, revelam cientistas

Uma equipe de arqueólogos afirma ter encontrado evidências da existência de uma câmara oculta por atrás das paredes da famosa tumba de Tutancâmon, no Vale dos Reis, Egito. Essa câmara, segundo cientistas, poderia ser a …

Donald Trump critica Oscar por ter escolhido Parasita como Melhor Filme

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não ficou nada satisfeito com a escolha de Parasita, longa sul-coreano, como vencedor do Oscar de Melhor Filme. O político disparou contra a Academia, que escolheu a produção de …

Vídeo viral de menino que sofre bullying gera onda de comoção e apoio global

Pessoas de todo o mundo se uniram em apoio a um menino australiano de nove anos depois que um vídeo mostrando sua profunda angústia por ter sofrido bullying viralizou nas redes sociais. Yarraka Bayle postou o …