Nesta semana, o game Alpha Beat Cancer foi premiado na categoria global de Saúde e Bem Estar da World Summit Awards, evento que reconhece os principais conteúdos inovadores pelo mundo. O jogo mobile foi desenvolvido pela Mukutu, em parceria com o Instituto Beaba.
O game brasileiro Alpha Beat Cancer, do estúdio Mukutu, spin off de interatividade da Mkt Virtual, ganhou o prêmio World Summit Awards na categoria global de Saúde e Bem Estar. O evento aconteceu em Viena, na Áustria, entre os dias 20 e 22 de março.
O WSA é uma importante premiação global que tem o intuito de selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foi criado, bem como a contribuição a inclusão e acessibilidade digitais.
A ideia do Alpha Beat Cancer é desmistificar o câncer para pacientes infantis. No jogo, a criança pode se divertir atendendo pacientes, higienizando objetos ou contendo hemorragias entre outras missões distribuídas em 20 mini-games.
Assim, o pequeno jogador aprende os termos do mundo oncológico e se sente mais confiante para aderir ao tratamento. O jogo é totalmente grátis para o usuário, sem nenhum tipo de publicidade. Ganhou anteriormente um prêmio no Casual Connect 2018, na Califórnia, e já chegou a 14 mil downloads. Está disponível para iOS e Android.
Alpha Beat Cancer se baseia em uma cartilha da ONG Instituto Beaba, criada por criado por Simone Mozzilli, que também teve a doença. O jogo passou por uma seleção entre mais de 150 países, nos quais se selecionaram boas práticas de aplicativos e ideia inovadores para oito diferentes categorias.
A premiação foi criada em 2003 e acontece a cada dois anos apoiado pela Cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação. Com o título, agora o Instituto Beaba recebe aporte financeiro da World Summit Awards.
O Beaba (be-a-bá) é uma entidade sem fins lucrativos com a missão de desmistificar o câncer e informar de maneira clara, objetiva e otimista sobre a doença e o tratamento para crianças, adolescentes e seus acompanhantes e tem mais de 15 mil beneficiários.