Usuários do Twitter que se registraram na rede social antes dos 13 anos estão vendo suas contas serem suspensas, mesmo que nos dias de hoje eles já sejam maiores que a idade permitida.
Uma das suspeitas do motivo da varredura parece, diz o Mashable ter sido confirmada: a rede social está se adaptando para cumprir as regras do GDPR, regulamentação que se tornou válida na Europa há apenas alguns dias. Um porta-voz do Twitter, no entanto, se recusou a comentar sobre o assunto.
Segundo as reclamações dos usuários afetados no Reddit, que não param de aumentar, eles estão recebendo e-mails e notificações do Twitter afirmando que suas contas não podem mais ser acessadas, e outros contam que a rede social pediu que eles adicionassem uma data de nascimento em seus perfis antes do bloqueio.
Outros usuários ainda relataram que conseguiram recuperar a conta após enviar ao Twitter uma cópia de um documento de identidade ou uma certidão de nascimento.
Até mesmo perfis de empresas estão sendo afetados pela mudança, além de contas que alteraram a data de nascimento em algum momento, pois a rede social pode ter identificado isso como uma tentativa de burlar as regras.
Ao contrário de outras redes sociais, como o Facebook, o Twitter não exige data de nascimento no momento do cadastro, mesmo deixando clara a informação de que menores de 13 anos não poderiam participar da plataforma.
Alguns usuários relatam, inclusive, que anos após o seu cadastro, incluíram a data de nascimento no perfil, mesmo que ele tenha sido criado quando “não podiam”.
As empresas que não cumprirem as regras do GDPR podem pagar multas de valores altos, mas o Twitter poderia, ao menos, notificar seus usuários sobre o problema e informá-los sobre as normas para que a situação pudesse ser resolvida da melhor forma possível para os dois lados.