Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e duvidosas sobre a doença.

O problema é que o sistema começou a apresentar falhas e a indicar postagens que não estavam equivocadas ou mentirosas, além de deixar algumas “fake news” passarem.

A suspeita dos erros começou no dia 11 de maio, quando o Twitter começou a rotular tuítes que espalham uma teoria da conspiração sobre o 5G causando o coronavírus. As autoridades acreditam que a teoria falsa levou algumas pessoas a incendiarem torres de celular, o que obrigou a empresa a apagar todas as postagens relativas a isso.

Depois desse dia, os usuários começaram a notar que o sistema de identificação da rede social começou a rotular matérias que não continham informações falsas sobre a COVID-19, incluindo links de sites como Reuters, BBC, Wired e Voice of America, que faziam justamente o oposto e denunciavam as tais publicações conspiratórias sobre o 5G, escancarando a falha da ferramenta do Twitter.

Especialistas dizem que os tuítes com tags incorretas podem confundir os usuários, principalmente se eles não clicarem no selo que rotula assuntos relacionados à COVID-19. Como o Twitter não notifica os usuários quando suas publicações são rotuladas, eles provavelmente não saberão que elas foram sinalizadas. O Twitter também não oferece aos usuários uma maneira de recorrer da avaliação de suas postagens.

O Twitter se recusou a dizer quantos tuítes de coronavírus e 5G foram rotulados e a fornecer uma taxa de erro estimada. A empresa, porém, disse que sua equipe de checagem está acompanhando as postagens relacionadas ao novo coronavírus.

Estamos construindo e testando novas ferramentas para podermos dimensionar adequadamente a aplicação desses rótulos. Por esse motivo, estamos adotando uma abordagem iterativa, para que possamos aprender e fazer ajustes ao longo do caminho. Haverá erros ao longo do caminho, mas agradecemos sua paciência enquanto trabalhamos para corrigir isso”, disse um porta-voz do Twitter, em comunicado.

Facebook tem mais sucesso

Apesar da semelhança, o Facebook adota mais revisores humanos em vez de confiar na inteligência artificial para checar as postagens.

A rede social de Mark Zuckerberg trabalha com mais de 60 verificadores de fatos em todo o mundo, que revisam a precisão das postagens. Se um deles classificar uma postagem como falsa, o Facebook exibirá um aviso e mostrará o conteúdo em uma posição menos privilegiada no feed de notícias de uma pessoa para reduzir sua propagação.

Esse sistema fez com o que o Facebook tivesse mais sucesso ao rotular essas postagens falsas e desinformantes. Em março, a empresa começou a exibir etiquetas de aviso em cerca de 40 milhões de postagens sobre a COVID-19 e, segundo a rede social, em 95% das vezes os usuários não clicavam nessa postagem.

Com 166 milhões de usuários monetizáveis ativos diariamente, o Twitter alega que suas ferramentas automatizadas ajudam os funcionários a revisarem os relatórios com mais eficiência, exibindo os conteúdos mais danosos às pessoas e ajudando esses profissionais a priorizar quais tuítes devem ser revisados primeiro.

Mas, diante dos fatos, essa metodologia tem falhado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …