Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e duvidosas sobre a doença.

O problema é que o sistema começou a apresentar falhas e a indicar postagens que não estavam equivocadas ou mentirosas, além de deixar algumas “fake news” passarem.

A suspeita dos erros começou no dia 11 de maio, quando o Twitter começou a rotular tuítes que espalham uma teoria da conspiração sobre o 5G causando o coronavírus. As autoridades acreditam que a teoria falsa levou algumas pessoas a incendiarem torres de celular, o que obrigou a empresa a apagar todas as postagens relativas a isso.

Depois desse dia, os usuários começaram a notar que o sistema de identificação da rede social começou a rotular matérias que não continham informações falsas sobre a COVID-19, incluindo links de sites como Reuters, BBC, Wired e Voice of America, que faziam justamente o oposto e denunciavam as tais publicações conspiratórias sobre o 5G, escancarando a falha da ferramenta do Twitter.

Especialistas dizem que os tuítes com tags incorretas podem confundir os usuários, principalmente se eles não clicarem no selo que rotula assuntos relacionados à COVID-19. Como o Twitter não notifica os usuários quando suas publicações são rotuladas, eles provavelmente não saberão que elas foram sinalizadas. O Twitter também não oferece aos usuários uma maneira de recorrer da avaliação de suas postagens.

O Twitter se recusou a dizer quantos tuítes de coronavírus e 5G foram rotulados e a fornecer uma taxa de erro estimada. A empresa, porém, disse que sua equipe de checagem está acompanhando as postagens relacionadas ao novo coronavírus.

Estamos construindo e testando novas ferramentas para podermos dimensionar adequadamente a aplicação desses rótulos. Por esse motivo, estamos adotando uma abordagem iterativa, para que possamos aprender e fazer ajustes ao longo do caminho. Haverá erros ao longo do caminho, mas agradecemos sua paciência enquanto trabalhamos para corrigir isso”, disse um porta-voz do Twitter, em comunicado.

Facebook tem mais sucesso

Apesar da semelhança, o Facebook adota mais revisores humanos em vez de confiar na inteligência artificial para checar as postagens.

A rede social de Mark Zuckerberg trabalha com mais de 60 verificadores de fatos em todo o mundo, que revisam a precisão das postagens. Se um deles classificar uma postagem como falsa, o Facebook exibirá um aviso e mostrará o conteúdo em uma posição menos privilegiada no feed de notícias de uma pessoa para reduzir sua propagação.

Esse sistema fez com o que o Facebook tivesse mais sucesso ao rotular essas postagens falsas e desinformantes. Em março, a empresa começou a exibir etiquetas de aviso em cerca de 40 milhões de postagens sobre a COVID-19 e, segundo a rede social, em 95% das vezes os usuários não clicavam nessa postagem.

Com 166 milhões de usuários monetizáveis ativos diariamente, o Twitter alega que suas ferramentas automatizadas ajudam os funcionários a revisarem os relatórios com mais eficiência, exibindo os conteúdos mais danosos às pessoas e ajudando esses profissionais a priorizar quais tuítes devem ser revisados primeiro.

Mas, diante dos fatos, essa metodologia tem falhado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …