Em meio a polêmica eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, Ilhan Omar, uma ex-refugiada de origem somali, se elegeu deputada estadual no estado de Minnesota.
Ilham nasceu na Somália, e por quatro anos viveu em um campo de refugiados no Quenia, até migrar para os Estados Unidos, com apenas 12 anos de idade.
A deputada conta que ficou decepcionada ao descobrir o quanto seu novo país era religiosamente intolerante, além de extremamente desigual, tanto racial quanto socialmente.
“Nossa democracia é incrível, mas é frágil. Ela aconteceu através de muitos progressos, mas precisamos continuar o progresso para torná-la, de fato, uma ‘justiça para todos’”, disse Ilham.
Hoje, aos 34 anos e mãe de três crianças, Ilham defende principalmente políticas educacionais acessíveis, reforma da justiça criminal, igualdade econômica e energia limpa.
Seu primeiro projeto de lei será uma proposta que exige o registro eleitoral automático a partir do momento em que os adultos completarem 18 anos ou quando emitirem uma carteira de motorista.
Com certeza uma vitória histórica!
// Hypeness