Cientistas buscam por sinal de vida alienígena em pulsos de luz ultrarrápidos

O Breakthrough Listen — iniciativa criada pelo milionário Yuri Milner para encontrar sinais de vida inteligente no universo — anunciou na quarta-feira (17) uma parceria com a VERITAS Collaboration para procurar pulsos óticos longos de nanossegundos e que poderiam indicar a presença de alienígenas tentando transmitir mensagens pelo cosmos.

A colaboração usará os quatro telescópios da VERITAS de uma só vez para identicar esses “faróis” baseados em luz e que poderiam ser mais brilhantes do que estrelas observadas na mesma direção.

A VERITAS é a matriz de telescópios mais poderosa do mundo para estudar astrofísica de alta energia com raios gama. Ela detecta raios gama vindos do espaço, procurando flashes extremamente breves da luz azul “Cherenkov”, criados quando esses raios atingem o topo da atmosfera da Terra.

Os telescópios da VERITAS procurarão por beacons óticos que pulsam em durações curtíssimas, o equivalente a alguns nanossegundos. Ao longo de tais escalas de tempo, esses faróis artificiais poderiam facilmente ofuscar quaisquer estrelas que se encontram na mesma direção no céu. O uso de todos os quatro telescópios simultaneamente permite uma discriminação muito eficaz contra detecções de falsos positivos.

A própria VERITAS publicou anteriormente observações do misterioso escurecimento da Estrela de Boyajian quando buscava esses mesmos pulsos óticos. A nova parceria fornecerá buscas complementares para assinaturas de pulsos óticos de muitas outras estrelas da lista principal do Breakthrough Listen.

“Quando se trata de vida inteligente além da Terra, não sabemos onde ela existe ou como se comunica”, afirmou Milner. “Então, nossa filosofia é olhar em tantos lugares, e de todas as maneiras, quanto pudermos. E a VERITAS expande ainda mais nosso alcance de observação”.

A busca do Breakthrough Listen por assinaturas de tecnologia ótica com a VERITAS será liderada pelo Prof. David Williams, do Instituto Santa Cruz de Física de Partículas e do Departamento de Física da Universidade da Califórnia, Santa Cruz.

Formam ainda a equipe o Prof. Jamie Holder, do Departamento de Física do Instituto de Pesquisa da Universidade de Delaware, e o Dr. Andrew Siemion, da equipe de Escuta da Universidade da Califórnia e do Centro de Pesquisas SETI de Berkeley (BSRC)

“O Breakthrough Listen já é a pesquisa mais poderosa, abrangente e intensiva já realizada para sinais de vida inteligente além da Terra”, observou o Dr. Siemion. “Agora, com a adição da VERITAS, podemos observar e estudar uma importante nova classe de sinais: pulsos ópticos rápidos. A comunicação óptica já foi usada pela NASA para transmitir imagens de alta definição para a Terra a partir da Lua, então há razões para acreditar que uma civilização avançada pode usar uma versão ampliada desta tecnologia para comunicação interestelar”, completou.

“Usar a enorme área de espelho dos quatro telescópios VERITAS nos permitirá procurar por esses flashes ópticos extremamente fracos no céu noturno, o que poderia corresponder aos sinais de uma civilização extraterrestre“, observou o Prof. Holder.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …