Um avião comercial com 337 pessoas a bordo precisou desviar de sua rota e fazer um pouso de emergência porque o piloto derrubou café no painel de controle.
O episódio, ocorrido em 6 de fevereiro, foi detalhado agora em um relatório de investigadores britânicos do Air Accidentes Investigation Branch (AAIB, ou Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos).
O Airbus A330-243 fazia a rota entre Frankfurt, na Alemanha, e Cancún, no México. Mas precisou aterrissar em Shannon, na Irlanda, quando partes do painel de controle começaram a derreter, e foi detectada fumaça dentro do cockpit. Não houve feridos no episódio, mas os pilotos tiveram de usar máscaras de oxigênio.
O relatório da AAIB não identifica qual companhia áerea operava o voo. Mas a Fundação de Segurança Aérea, organização independente que monitora casos do tipo, diz que o avião era da Condor Airlines e operado pela Thomas Cook Airlines. Segundo a investigação da AAIB, o capitão do voo estava monitorando o copiloto enquanto o avião sobrevoava o Atlântico.
Nesse momento, foi servido café em copos sem tampas. O capitão colocou seu copo em uma bandeja, que acabou sendo derrubada.
Apenas um pouco de café caiu sobre o painel de controle principal (ACP1), mas o relato que consta no relatório é de que rapidamente esse e o outro painel (ACP2) ficaram quentes a ponto de um botão começar a derreter.
Isso resultou em uma pane nos controles e em falhas na comunicação da aeronave. Decidiu-se então desviar o avião para a Irlanda, onde ele pousou em segurança.
A AAIB afirma que os operadores do voo desde então mudaram seu procedimento para garantir que copos de café obrigatoriamente tenham tampas em todas as rotas.
// BBC