O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”.

É um senso comum. Parece, de fato, que crescer com um irmão seja algo benéfico para uma pessoa. Além de possuir um companheiro, a criança pode a aprender a compartilhar, entre outras coisas.

Mas o que a ciência diz sobre isso? Esse “senso comum” é apoiado por evidências? Segundo a psicóloga Ana Aznar, da Universidade de Winchester (Reino Unido), não.

Ela admite que sua própria profissão é “parcialmente culpada” por tais estereótipos negativos. Por exemplo, o psicólogo influente e primeiro presidente da Associação Americana de Psicologia Granville Stanley Hall chegou a dizer que “ser filho único era uma doença em si”.

As pesquisas feitas em torno do assunto, no entanto, não encontraram resultados negativos ligados a filhos únicos.

No que diz respeito a personalidade, de acordo com Aznar, não existem diferenças em traços como extroversão, maturidade, cooperação, autonomia, controle pessoal e liderança entre filhos únicos e crianças com irmãos.

Inclusive, filhos únicos tendem a ter mais realizações por motivação (uma medida de aspiração e esforço) e serem mais bem ajustadas (ter a habilidade de se adaptar a novas condições). Ainda costumam completar mais anos de educação e alcançar ocupações de mais prestígio.

Um estudo recente com 2.000 adultos alemães também descobriu que filhos únicos não são mais propensos a serem narcisistas do que crianças com irmãos.

Pesquisas sobre a saúde mental de crianças com ou sem irmãos também foram feitas, e não encontraram diferenças entre os dois grupos no que diz respeito à ansiedade, autoestima e problemas de comportamento.

Filhos únicos também não são solitários, ou têm dificuldade em fazer amigos. Um estudo que comparou os relacionamentos fraternos em crianças pré-escolares descobriu que crianças sem irmãos fazem o mesmo número de amizades que crianças com irmãos.

Uma revisão de 115 estudos constatou que filhos únicos se saíam melhor em testes de QI e academicamente do que pessoas que cresceram com muitos irmãos ou com um irmão mais velho.

No entanto, primogênitos e pessoas que tinham apenas um irmão mais novo eram os grupos com melhor desempenho acadêmico.

É importante notar que a diferença de inteligência foi encontrada mais frequentemente em crianças pré-escolares do que estudantes de graduação, por exemplo, o que indica que essa lacuna diminui com a idade.

Aznar afirma que, ao contrário de crianças com irmãos, os filhos únicos recebem atenção, carinho e recursos materiais exclusivos dos pais. Enquanto muitas vezes foi assumido que isso trazia consequências negativas para a criança, tornando-a mimada, pode na verdade ser uma vantagem.

Como alguns dos estudos mostraram, filhos únicos podem se sair melhor em certas medidas mais tarde na vida.

Uma vez que o número de famílias com apenas um filho tem aumentado em todo o mundo, talvez esteja na hora de pararmos de condenar os pais por essa escolha. A ciência comprova: o único problema dos filhos únicos é o estigma.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …