Crianças sentem-se mais conectadas aos cães de estimação do que aos irmãos

Um estudo feito na Universidade de Cambridge e recém-publicado na revista Applied Developmental Psychology mostra que crianças de 12 anos preferem seus animais de estimação aos seus irmãos.

Crianças dessa idade relataram sentir mais satisfação e menos conflitos quando convivem com animais do que com seus irmãos.

O estudo também mostrou que essa sensação é mais forte entre meninas do que entre meninos. Elas contam que seus animais de estimação fazem mais companhia e têm mais intimidade com elas do que os irmãos.

Mas de qual animal de estimação estamos falando aqui? O estudo focou em vários animais, mas o que traz mais satisfação e companhia para as crianças são os cachorros.

Brincar de buscar ou se abraçar no sofá é só algumas das interações das crianças com os cães. Os participantes do estudo também disseram que conversam com seus animais e compartilham segredos, o que pode ter uma função terapêutica.

“Mesmo que os animais não entendam e não respondam verbalmente, o nível de abertura com o cachorro não foi menor que para um irmão”, afirma Matt Cassells, o pesquisador principal do estudo, publicado na revista Applied Developmental Psychology.

“O fato de que cães não conseguem entender ou responder pode até ser benéfico já que eles não julgam as crianças”, diz Cassells.

A co-autora do estudo Nancy Gee diz que o estudo contribui para o entendimento geral de que animais de estimação são benéficos para as pessoas.

Essa ligação de crianças com animais de estimação é tão especial que costuma ser aproveitada em programas de leitura infantil. Neles, as crianças em fase de alfabetização realizam leituras de histórias em voz alta para cães e gatos levados às escolas por voluntários, como do Instituto Cão Amigo, em Curitiba.

Já que os animais não criticam ou tiram sarro das crianças quando elas cometem erros de leitura, elas sentem-se mais confiantes para treinar a nova habilidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Médico sugere que Suécia pode se tornar 1.º país a se livrar do coronavírus

A Suécia pode ser o primeiro país a atingir imunidade de 60% a 70%, necessária para o fim da pandemia, comentou à Sputnik o imunologista e especialista nas mais perigosas infecções, Vladislav Zhemchugov. Na Suécia, há …

França não vai ceder ao terror, afirma Macron

Em Nice, presidente francês condenou atentado que matou três, e anunciou que vai mais que dobrar contingente de soldados antiterrorismo. França é alvo da "loucura islâmica por permitir que todos creiam livremente", disse. O presidente francês, …

Walmart recolhe armas em lojas por risco de "agitação social" em reta final das eleições nos EUA

Revólveres, pistolas, fuzis e munição de diferentes calibres foram recolhidos nesta semana das lojas Walmart, nos EUA, onde eram expostas do mesmo jeito que telefones celulares ou eletrônicos são apresentados em lojas de departamento no …

Fazenda futurista planeja cultivar e servir carne “impressa” no Espaço

Se a reprodução dos sabores, da textura, da aparência e do aroma de carnes de origem animal não são mais limite para as empresas que produzem carne vegetal, muito em breve nem o próprio Planeta …

Rara cobra de duas cabeças encontrada na Florida

O que tem dois cérebros, nenhuma perna e a melhor foto de perfil no Facebook? Com certeza esta rara cobra de duas cabeças recentemente descoberta por um gato doméstico em Palm Harbor, Flórida, EUA. A família …

Segunda onda no Brasil pode vir a qualquer momento, alerta especialista

Apesar de diminuição dos casos, epidemia do coronavírus não acabou no Brasil e segunda onda da COVID-19 pode acontecer a qualquer momento, disse médica à Sputnik Brasil. Na terça-feira (27), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância …

Marido de Isabel dos Santos morreu no Dubai

Morreu nesta quinta-feira no Dubai o marido da empresária angolana Isabel dos Santos, o empresário congolês Sindika Dokolo, segundo confirmou à agência noticiosa Lusa, uma fonte ligada à família. A imprensa congolesa indicou há algumas …

Brasileira é uma das três vítimas do atentado em Nice

Uma brasileira está entre as três vítimas do atentado com faca ocorrido na cidade francesa de Nice nesta quinta-feira (29/10), segundo confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em comunicado, o Itamaraty afirmou que a …

Governo do Catar se desculpa por exames ginecológicos forçados feitos em aeroporto

O Catar fez nesta quarta-feira (28) um mea culpa pelos exames ginecológicos forçados a que foram submetidas várias mulheres no aeroporto de Doha. Os testes foram realizados com o objetivo de encontrar a mãe …

Sonda descobre 'duendes' e 'elfos' surgindo na atmosfera de Júpiter

Uma equipe de cientistas analisou imagens ultravioletas da sonda Juno, da NASA, no planeta gigante, e por 11 vezes surgiram luzes extremamente curtas e peculiares. A sonda espacial Juno, da agência espacial norte-americana NASA, captou uma …