Messi e Rapinoe levam o Bola de Ouro

Argentino bate recorde histórico ao ser eleito pela sexta vez o melhor jogador do mundo pela “France Football”. Americana é a segunda mulher a receber a premiação na categoria futebol feminino.

O atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona, e a meia-atacante americana Megan Rapinoe, do Seattle Reign, foram eleitos nesta segunda-feira (02/12) os melhores jogadores de futebol do mundo pela revista francesa France Football. Essa foi a sexta vez que Messi recebeu o prêmio Bola de Ouro.

Com a vitória, Messi deixou para trás o atacante português Cristiano Ronaldo, da Juventus, com quem dividia a liderança histórica do prêmio. O astro, que no ano passado não havia conseguido figurar entre os três primeiros pela primeira vez após 11 edições consecutivas, juntará o troféu recebido em Paris aos conquistados em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015. CR7, por sua vez, segue com as vitórias obtidas em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.

Espero continuar por um longo tempo. Percebo que tenho muita sorte, mesmo quando, em algum dia, a aposentadoria chegar. Será difícil, mas ainda tenho muitos bons anos à minha frente. O tempo passa muito rápido e quero aproveitar o futebol e minha família”, disse Messi ao receber o prêmio.

Neste ano, Messi já havia conquistado o prêmio The Best, organizado pela Fifa. Individualmente, foi campeão espanhol e ajudou o Barcelona a alcançar as semifinais da Liga dos Campeões. Além disso, foi o ganhador da Chuteira de Ouro, entregue ao principal artilheiro dos campeonatos europeus.

Rapinoe confirmou o favoritismo e recebeu a segunda Bola de Ouro feminina da história, sucedendo à atacante norueguesa Ada Hegerberg. Ao ser eleita a melhor do mundo, Rapinoe superou na disputa a lateral-direita britânica Lucy Bronze, do Lyon, e a também americana Alex Morgan, atacante do Orlando Pride.

“Não acredito que sou a vencedora. Esse tem sido um ano incrível”, disse Rapinoe numa mensagem de vídeo que deixou por não poder comparecer à cerimônia. “Quero agradecer imensamente às minhas colegas de time, aos treinadores, à Federação Americana de Futebol e a todo apoio que permite ser quem eu sou dentro e fora dos campos”, afirmou.

Rapinoe liderou a seleção dos Estados Unidos na conquista da Copa do Mundo neste ano e, fora de campo, ganhou notoriedade por expressar com franqueza as próprias opiniões, inclusive contra o presidente do país, Donald Trump. A jogadora provocou a ira do republicano ao dizer que não compareceria a uma recepção na Casa Branca caso os EUA ganhassem o Mundial.

Assim como Messi, Rapinoe também foi eleita a melhor jogadora do ano pela Fifa. Além disso, foi a melhor jogadora e artilheira da Copa do Mundo disputada na França.

O brasileiro mais bem colocado na lista da revista francesa foi o goleiro Alisson, do Liverpool, que ficou em sétimo lugar. Já o atacante Roberto Firmino, mais um representante do Liverpool, ficou em 17º.

A Bola de Ouro é oferecida pela France Football desde 1956, com intuito de escolher o melhor jogador do ano. A premiação foi unificada à de melhor do mundo da Fifa em 2010, mas a parceria terminou em 2016, ano em que a revista voltou a organizar sua seleção separadamente. Em 2018, pela primeira vez, o prêmio foi oferecido na categoria futebol feminino.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …