Se a Catalunha se tornar independente, Messi sai do Barcelona a custo zero

Até agora se sabia que o novo acordo de Lionel Messi vincula o jogador ao Barcelona até junho de 2021 e que sua estratosférica clausula de rescisão é de mais de 700 milhões de euros (quase R$ 2,8 bilhões).

A estrela argentina pode sair do Barcelona a custo zero se a comunidade autônoma da Catalunha se tornar independente da Espanha e o clube fique impedido de competir em uma das ligas de elite da Europa, revelou o jornal espanhol El Mundo.

Messi impôs a condição na última renovação do milionário contrato assinado em novembro.

Nesse acordo, o jogador pôs como cláusula que continuará no clube – inclusive depois de uma hipotética independência catalã – apenas se o Barcelona for aceito para competir na Bundesliga (Alemanha), na Premier League (Inglaterra), ou na Ligue 1 (França).

Se a independência chegar a se concretizar, o Barcelona ficaria fora da La Liga, já que a legislação espanhola o impediria.

Dessa forma, se depois da independência, o Barça não pudesse ser integrado em nenhuma das melhores ligas do continente, Messi ficaria automaticamente livre de obrigações com o clube, e poderia abandoná-lo sem pagar a cláusula de rescisão fixada em 700 milhões de euros.

“O Barcelona assume que Messi ficaria livre e interpreta este acordo como um gesto de compromisso do jogador”, assinala o El Mundo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eleita a 1ª deputada indígena do Brasil, Wapichana promete ser resistência

Combater as "ameaças" aos direitos dos povos indígenas será um dos principais desafios de Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena na história a ser eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A adoção do …

Acessível e sustentável, parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo

São Paulo e região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O deficit acarreta na falta de opções de lazer e aumenta os efeitos da poluição. Por isso, é ótima a notícia de que São …

Com juristas, Haddad chama campanha anti-PT de “tentativa de fraude"

Na presença de vários juristas, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, chamou nesta quinta-feira (18) de “tentativa de fraude eleitoral” as denúncias publicadas sobre a suposta existência de um grupo de …

Por temer por sua segurança, Bolsonaro justifica ausência em debate

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (18), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais (live) que teme por sua segurança, daí a decisão de não participar de …

ALPHA-g: o primeiro detector de antigravidade

O ALPHA-g está pronto para fazer sua estreia: a máquina de 200 quilos foi criada para medir os efeitos de uma suposta “antigravidade”. Em uma luta contra o tempo, os cientistas se apressam para ligar o …

A Via Láctea pode estar enviando vida de estrela para estrela

Um novo estudo sugere que toda a Via Láctea pode estar emitindo os componentes necessários para a vida por todo o Universo através de meteoroides, asteroides, planetoides e outros objetos. Conhecida como a teoria Panspermia – …

Nova missão da NASA: Humanos vivendo nas nuvens de Vênus

Apesar de ser um planeta de temperaturas infernais, de atmosfera tóxica e pressões esmagadoras na superfície, a NASA trabalha em uma missão tripulada para Vênus – a High Altitude Venus Operational Concept (HAVOC). A NASA pretende …

Banksy diz que "Menina com Balão" deveria ter sido destruída totalmente

O artista de rua Banksy revelou que sua obra "Girl With Balloon" ("Menina com Balão"), leiloada no dia 5 de outubro na casa Sotheby's e imediatamente autodestruída de forma parcial, deveria ter sido cortada em …

Ouvir músicas de Natal repetidamente é prejudicial à saúde

O Natal é, para a maioria das pessoas, uma das épocas festivas mais especiais do ano. No entanto, se por um lado desperta felicidade, por outro também é capaz de causar ódios de estimação – …

Dispositivo transforma fezes em gás de cozinha para populações de baixa renda

Usar o banheiro pode parecer a coisa mais natural do mundo, mas para algumas pessoas isso é um verdadeiro luxo. Era essa a realidade da população de Jalpatagua, na Guatemala. As pessoas da comunidade eram obrigadas …