Paris vai sediar Jogos de 2024, e Los Angeles os de 2028

Greg Martin / IOC

Paris e Los Angeles sediarão Olimpíadas de 2024 e 2028

Depois de alguns meses de especulações, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira que chegou a um acordo com Los Angeles para que a cidade americana sedie os Jogos de 2028. Com isso, Paris torna-se a única candidata para receber as Olimpíadas de 2024.

“O COI comemora esta decisão do Comitê de Candidaturas Olímpica e Paralímpica de Los Angeles. E temos o prazer de divulgar o contrato de cidade-sede de 2028 de forma transparente e no momento correto”, declarou o presidente do comitê internacional, Thomas Bach, em comunicado.

Los Angeles apresentou uma excelente candidatura que abrange as prioridades de sustentabilidade da Agenda Olímpica 2020, maximizando o uso das instalações existentes e incentivando o envolvimento dos mais jovens no Movimento Olímpico”, acrescentou Bach.

À espera do trâmite formal da votação do Conselho Municipal e do Comitê Olímpico Americano (USOC), o pacto, que conta com o apoio do presidente Donald Trump, prevê que Los Angeles receberá US$ 1,8 bilhão do COI.

A ratificação da escolha das sedes dessas duas edições dos Jogos, entretanto, acontecerá apenas em 13 de setembro, na Sessão de Lima do comitê. Bach confia em um acordo que, em sua visão, beneficiará Paris, Los Angeles a própria entidade.

“Estamos muito confiantes que podemos chegar a um acordo tripartido sob a liderança do COI com Los Angeles e Paris em agosto, criando uma situação ganha-ganha-ganha para as três partes. O acordo vai ser levado à Sessão do COI em Lima, em setembro, para ratificação”, esclareceu o dirigente, que deu detalhes da proposta da segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos.

“As autoridades de Los Angeles apresentaram uma forte e entusiasmada candidatura que admite as prioridades de sustentabilidade contida na Agenda Olímpica 2020. Estamos muito felizes de poder expandir o impacto do programa de esporte juvenil e apoiar o estilo de vida saudável dos ‘angelinos’ para os próximos 11 anos”, destacou.

Eric Garcetti, prefeito da cidade americana, que até agora disputava com Paris o direito de sediar os Jogos em 2024, também comemorou o anúncio e lembrou que Los Angeles recebeu o evento em 1932 e 1984.

“É um dia histórico para a cidade, para os Estados Unidos e para os movimentos Olímpico e Paralímpico no mundo todo. Hoje demos um grande passo para devolver os Jogos à cidade pela primeira vez em uma geração e começar um novo capítulo na história olímpica de Los Angeles”, declarou.

Com a escolha de Los Angeles para sediar os Jogos Olímpico de 2028, a cidade de Paris torna-se a única candidata para receber as Olimpíadas de 2024.

// EFE

DEIXE UMA RESPOSTA:

Modelo francesa se torna a primeira “playmate” transgênero da história da Playboy

A modelo francesa Ines Rau ganhou espaço nas páginas centrais da revista Playboy. Além de exibir suas curvas sem pudor, ela fez história ao se tornar a primeira “playmate” transgênero da história da revista. Ines não …

Poluição mata mais pessoas no mundo do que a guerra, a violência e a fome

Uma morte em cada seis ocorridas no mundo em 2015 esteve ligada à poluição, essencialmente à poluição do ar, mas também da água e dos locais de trabalho, segundo um estudo publicado na última sexta-feira …

Aplicativo para celular detecta sinais precoces do Mal de Parkinson

Uma equipe de pesquisadores portugueses participa de um projeto europeu que detecta os primeiros sintomas de Parkinson e combate a progressão da doença. O Parkinson é uma doença sutil e difícil de detectar. Os exames não …

Combate "fatal" entre robôs gigantes vira "aposta esportiva" do futuro

Como se fossem protagonistas da saga cinematográfica "Transformers", robôs humanoides gigantes se enfrentaram pela primeira vez em um duelo "fatal" em um projeto que pretende se transformar em uma modalidade esportiva com milhões de seguidores. Esse …

Putin revela há algo ainda “mais perigoso que uma bomba nuclear”

O presidente da Rússia falou a jovens de todo o mundo no sábado (21) a propósito do XIX Festival Mundial da Juventude e Estudantes, celebrado na Rússia entre os dias 22 e 14 de outubro. Seja …

Parada LGBT+ de Copacabana recorre a financiamento coletivo

Os organizadores da Parada LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) de Copacabana recorreram a uma ferramenta de financiamento coletivo na internet para compensar a crise enfrentada em 2017, enquanto negociam o patrocínio de apoiadores …

Relatório de CPI do Senado diz que Previdência Social não tem deficit

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Hélio José (PROS-DF), apresentou nesta segunda-feira (23) o relatório final dos trabalhos ao colegiado, com a conclusão de que a Previdência Social não é …

PF indicia ex-presidente do BNDES e Carolina Oliveira, mulher do governador de Minas Gerais

A Polícia Federal (PF) concluiu inquérito da Operação Acrônimo e indiciou oito pessoas, entre as quais o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho e a primeira-dama de Minas Gerais, …

Coordenadora que convenceu aluno a parar de atirar em Goiânia: "Não tive medo"

A coordenadora que convenceu o adolescente de 14 anos a parar de atirar contra a turma disse neste domingo (22) ao Fantástico que não teve medo de abordar o aluno no Colégio Goyases, em Goiânia, …

O avião mais rápido do mundo chega a qualquer lugar em menos de 1 hora

A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais e principal produtora de equipamentos militares do mundo, prepara-se para apresentar seu novo avião de combate e espionagem SR-72, que será o mais rápido do mundo. O planos para …