Foram mais de quatro anos de espera até esta quinta-feira (24), quando a União Europeia e o Reino Unido chegaram a um acordo sobre as regras de comércio e trocas após a saída final dos britânicos do bloco europeu. A tensa negociação chegou a um acordo “equilibrado e justo”, nas palavras da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
“O caminho foi longo e difícil, mas temos um bom acordo”, afirmou von der Leyen, ao anunciar o acordo negociado a sete dias do fim do prazo de transição previsto para a saída do Reino Unido. “É um acordo justo, equilibrado e é a coisa justa e responsável a ser feita pelas duas partes”, completou.
As normas acordadas passam a valer a partir de 1° de janeiro de 2021. A presidente da Comissão Europeia comentou, ainda, que o dia é difícil. “Sei também que este é um dia difícil e me refiro a nossos colegas britânicos, sei que é extremamente difícil de dizer adeus”, comentou.
Do outro lado do Canal da Mancha, o premiê Boris Johnson celebrou o fim da negociação. “O acordo está feito”, publicou em suas redes sociais.
Premiê britânico comemora acordo
“Honramos nossas promessas”, afirmou em sua primeira coletiva de imprensa após o acordo. O premiê britânico chamou a atenção para a mudança de regras de migração a partir de janeiro de 2021, uma das promessas feitas durante a campanha do Brexit.
Johnson destacou, ainda, que o Reino Unido fora da União Europeia poderá fazer negociações bilaterais sem depender dos europeus, mas lembrou que o mercado europeu continua a ser muito importante para os britânicos.
Trocas comerciais
Nos últimos dias, aumentava a tensão entre os governos britânico e europeus diante da possibilidade de não chegarem a acordos sobre a exportação e a importação entre o Reino Unido e a União Europeia.
As trocas comerciais continuarão sem taxas de importação e sem cotas, afirmou o chefe da negociação, Michel Barnier.
No entanto, para o francês, haverá esforços a serem feitos dos dois lados. “Haverá verdadeiras mudanças para muitos cidadãos e muitas empresas. É a consequência do Brexit.”
O acordo será agora apresentado aos 27 Estados-Membros da União Europeia e ao Parlamento britânico.
// RFI