União Europeia e Reino Unido chegam a acordo sobre período de transição do Brexit

valstskanceleja / Flickr

Michel Barnier, principal negociador da União Europeia para o Brexit

O principal negociador da União Europeia (UE) para o Brexit anunciou, nesta segunda-feira (19), que o bloco comunitário e o governo britânico chegaram a um entendimento sobre “grande parte” do acordo para a saída do Reino Unido.

Em coletiva de imprensa, Michel Barnier revelou que “as negociações intensivas” que decorreram em Bruxelas nas últimas horas, incluindo durante a madrugada, permitiram um entendimento distendido entre as partes quanto ao período de transição.

“Trabalhamos em um acordo internacional, com a precisão, o rigor e a certeza jurídica exigida a todos os acordos internacionais. O que apresentamos é um texto jurídico conjunto, que constitui, a meu ver, uma etapa decisiva. Esta manhã, nos entendemos sobre grande parte do que será o acordo internacional para a saída ordenada do Reino Unido”, anunciou o negociador chefe da UE para o Brexit.

Ao lado de David Davis, responsável do governo britânico pelo Brexit, Barnier ressalvou, contudo, que “uma etapa decisiva é apenas uma etapa decisiva”.

“Ainda nos resta muito caminho, e ainda temos muito trabalho para fazer em assuntos importantes, como em relação à Irlanda e Irlanda do Norte”, notou.

Barnier esclareceu que, na próxima terça-feira, irá se encontrar com os ministros das Relações Exteriores dos 27 países do bloco. Na sexta-feira (23), os chefes de Estado dos 27 irão avaliar e julgar o ponto de situação das negociações, de modo a adotar “parâmetros” para a relação futura entre as duas partes.

“Com boa vontade” é possível compromisso de futuro

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que o acordo alcançado entre Londres e Bruxelas demonstra que, com “boa vontade”, as duas partes poderão alcançar um compromisso para o futuro.

“Isso demonstra que, com boa vontade de ambas as partes, e trabalhando duro, podemos chegar a um acordo de futuro que seja do interesse do Reino Unido, do interesse da União Europeia e bom para todo o Reino Unido”, disse a chefe do executivo conservador britânico.

A resposta da primeira-ministra surge após meses de críticas por parte dos partidos da oposição no Reino Unido quanto à evolução das negociações para o Brexit.

Em dezembro, a UE e o Reino Unido anunciaram ter chegado a um acordo quanto à primeira fase da saída, envolvendo os direitos dos cidadãos comunitários em território britânico, a fronteira entre Irlanda do Norte e a República da Irlanda e a fatura que Londres deverá pagar pela saída.

“A mensagem que o povo pode tirar disso é que antes de dezembro as pessoas se questionavam se chegaríamos a um acordo nessa fase. Chegamos. As pessoas também se questionavam se hoje chegaríamos a um acordo, e chegamos”, realçou May.

Espera-se que o período de transição dure entre 29 de março de 2019 até dezembro de 2020. O objetivo é ajudar empresas e cidadãos a se prepararem para uma nova relação entre as duas partes.

Graças ao acordo desta segunda-feira, os cidadãos comunitários poderão entrar no Reino Unido como até agora durante o período de transição. Por sua vez, Londres poderá negociar acordos comerciais com países terceiros, mas que não entrarão em vigor até o término do período de transição.

Os termos do acordo desta segunda terão que receber luz verde na reunião de líderes comunitários, firmada para o fim da semana, em Bruxelas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …