Estados Unidos: Donald Trump ratifica plano de relançamento económico e evita “shutdown”

O ainda Presidente Donald Trump assinou neste domingo, 27 de dezembro, o novo pacote de estímulo à economia, que autoriza até setembro de 2021 gastos de 2,3 triliões de dólares, incluindo 892 biliões para aliviar a crise provocada pela pandemia da Covid-19, evitando assim uma paralisação parcial do governo a partir da meia noite desta segunda-feira, 28 de dezembro.

A menos de um mês de deixar a Casa Branca, Donald Trump rubricou na noite de domingo, 27 de dezembro, o novo pacote de resgate económico de 2,3 triliões de dólares, dos quais 892 biliões alocados directamente para aliviar a crise provocada pela pandemia do novo cororanavírus e ajudar as famílias e pequenas empresas, aprovado pela Câmara dos Representantes e pelo Senado, após meses de negociações.

“Eu ratifico esta lei para restaurar o seguro desemprego, parar os despejos, dar assistência aos proprietários, aumentar os fundos do programa de empréstimo às empresas, permitir aos empregados do sector aéreo voltar ao trabalho e aumentar o fundo para a distrituição de vacinas”, explicou Trump em comunicado, acrescentando ter obtido garantias dos eleitos republicanos de que iriam submeter ao Congresso uma emenda para que as ajudas por adulto e por criança aumentem de 600 para 2.000 dólares, tal como proposto pelos democratas a 24 de dezembro, uma emenda que foi na altura rejeitada pelos republicanos.

Com efeito, o ainda Presidente dos Estados Unidos ameaçou no sábado, 26 de dezembro, através da sua conta Twitter não assinar o pacote relativo ao aumento dos subsídios de desemprego e às medidas de protecção em caso de despejo para as famílias atingidas pela pandemia – que expirariam a partir da meia noite de 26 de dezembro – por considerar que este “é uma vergonha…e eu simplesmente quero dar ao nosso grande povo 2.000 dólares, em vez dos míseros 600 que figuram na lei”.

A sua aprovação prolonga até março as ajudas federais a cerca de 14 milhões de cidadãos norte-americanos desempregados, amplia o programa de empréstimos, prevê milhões de dólares às pequenas e médias empresas, restaurantes, hotéis e para o sector de transporte aéreo, prolonga a moratória que proíbe expulsões de pessoas que não podem pagar seus aluguéis, suspende apreensões de bens imobiliários e prevê fundos para a distribuíção de vacinas contra a Covid-19.

A recusa inicial do Presidente Trump foi muito criticada inclusivé no seio do seu próprio partido, caso dos senadores republicanos Mitt Romney e Mitt McConnel e da líder dos democratas na Câmara dos Representantes Nancy Pelosi.

O ainda Presidente dos Estados Unidos assinou ainda o projecto de lei de financiamento do Estado, evitando assim que o país entrásse em “shutdown” a partir desta terça-feira, 29 de dezembro, com a paralisação dos serviços públicos e administrações, tal como sucedeu no final de 2018 e que durou um mês e três dias, o mais longo “shutdown” da história dos Estados Unidos.

Simultaneamente o Presidente Donald Trump voltou a responsabilisar a China pela pandemia da Covid-19 e congratulou-se com a abertura de um inquérito sobre eventuais fraudes eleitorais na eleição presidencial de 3 de novembro, que atribuiu a vitória ao candidato democrata Joe Biden.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …