Donald Trump anuncia suspensão provisória de imigração

Jason Szenes / EPA

Donald Trump discursa nas Nações Unidas

O Presidente Donald Trump prometeu suspender provisoriamente a imigração para os Estados Unidos, a fim de combater o novo coronavírus, que ele qualificou de “inimigo invísível”.

Donald Trump revela a sua intenção, numa altura em que a pandemia de covid-19 ameaça empurrar a economia mundial para uma queda livre.

O chefe de Estado americano recorreu como habitualmente às redes sociais, para anunciar a sua intenção de suspender, por algum tempo, a emigração para os Estados Unidos, mas sem dar precisões na matéria.

Segundo os analistas, não obstante a falta de pormenores da parte de Donald Trump, a suspensão temporária da imigração significa um endurecimento, no que toca à medidas anti-imigração.

A promessa de Donald Trump tem implicitamente foros eleitoralistas, o que, de acordo com observadores em Washington, destina-se a agradar os seus partidários, na perspetiva da eleição presidencial americana de Novembro.

A ameaça de Trump ocorre numa altura em que, o número de mortos por covid-19 no mundo ultrapassa 170.000, dos quais 42.000, nos Estados Unidos.

Donald Trump sublinhou que, a sua promessa-decisão, visa proteger igualmente os empregos dos americanos.

A senadora democrata da Califórnia e ex-candidata à eleição presidencial, Kamala Harris, acusou Donald Trump de politizar vergonhosamente a pandemia de covid-19 para capitalizar na sua agenda anti-imigração.

O anúncio coincide com os efeitos dramáticos da crise de covid-19 em vários sectores da economia americana, designadamente nos do petróleo e do gás, afetado pela paralisia das atividades internas.

// RFI

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …