“Estão matando Navalny na prisão”, alertam amigos e médicos do opositor russo

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

Próximos do opositor russo Alexei Navalny estão extremamente preocupados com a degradação de seu estado de saúde. Doente e em greve de fome em uma colônia penitenciária perto de Moscou, amigos e médicos do advogado afirmam que ele pode ter uma parada cardíaca a qualquer momento.

Os partidários do inimigo número 1 do Kremlin convocaram os russos neste domingo (18) a saírem às ruas na próxima quarta-feira (21) para “salvar a vida” do opositor e advogado. Eles exigem que Navalny seja rapidamente transferido a um hospital.

“Não resta mais tempo, este é o momento para agir. Não se trata apenas da liberdade de Navalny, mas de sua vida. Neste momento, estão matando Navalny em uma colônia penitenciária e não podemos esperar mais”, escreveu no Facebook o aliado e mão direita do opositor, Leonid Volkov.

Para ele, a manifestação de quarta-feira pode se transformar em uma batalha decisiva na luta contra o “mal absoluto“. “Convidem seus amigos e ocupem as as praças centrais”, escreveu Volkov, diretor dos escritórios regionais de Navalny.

A convocação foi feita depois de os médicos de Navalny terem afirmado no sábado (17) que a saúde do opositor se deteriorou rapidamente. Segundo eles, Navalny apresenta níveis elevados de potássio e precisa urgentemente ser transferido para uma unidade de terapia intensiva, antes que sofra uma parada cardíaca. “Nosso paciente pode morrer a qualquer momento”, disse no Facebook o cardiologista russo Yaroslav Ashikhmin.

No último 31 de março, Navalny, de 44 anos, entrou em greve de fome, exigindo tratamento adequado para sua dor nas costas e dormência nas mãos e nas pernas. “Tenho direito de ser examinado por um médico e receber medicamentos. Não me dão acesso a nenhuma dessas duas opções”, escreveu Navalny em sua conta no Instagram.

As autoridades russas afirmaram na semana passada que ele foi tratado depois de desenvolver uma infecção pulmonar.

UE e EUA preocupados com Navalny

Os chanceleres da União Europeia (UE) vão analisar na segunda-feira (19) o caso do opositor russo, informou o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, neste domingo (18). “Os ministros das Relações Exteriores da UE vão discutir a situação de Navalny”, disse Maas ao jornal alemão Bild.

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, afirmou neste domingo que o governo está “extremamente preocupado” com o estado de saúde do advogado. “Desejo que sejam tomadas medidas para garantir a integridade física de Navalny, mas também sua libertação” Para ele, “há uma enorme responsabilidade do presidente Putin” no caso.

Os Estados Unidos também marcaram sua posição em defesa do opositor russo. O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, advertiu neste domingo que a Rússia enfrentará “consequências”, em caso de morte de Navalny.

No sábado (17), o presidente americano, Joe Biden, mencionou o “envenenamento e depois a greve de fome” do opositor russo. Para o chefe da Casa Branca, a situação é “totalmente injusta”.

Envenenamento em 2020

Alexei Navalny é advogado de formação e ficou célebre no mundo inteiro por sua coragem de liderar campanhas anticorrupção contra altos funcionários russos e por suas críticas abertas a Putin. Em agosto do ano passado, ele sobreviveu a um envenenamento que o deixou em coma. O opositor acusou o Kremlin e os serviços de segurança russos de serem os responsáveis, o que Moscou sempre negou.

Na época, Navalny chegou a ser hospitalizado na Rússia, mas foi transferido a Berlim, onde se tratou durante vários meses. Ao voltar para a Rússia, em janeiro deste ano, ele foi detido sob alegação de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa em 2014.

Depois de um controverso julgamento, ele foi condenado em fevereiro a dois anos e meio de prisão por um caso de fraude e malversação de fundos que data de 2014. Ele e seus partidários denunciam a sentença, alegando que seria fruto de um julgamento político contra ele.

O advogado é mantido em uma colônia penal, em Pokrov, a cerca de 100 km ao leste de Moscou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …