Investigação identifica agentes russos que teriam espionado opositor Alexei Navalny

(h) Alexei Navalny / EPA

O site independente Bellingcat publicou nesta segunda-feira, conjuntamente com a rede de televisão americana CNN e a revista alemã Der Spiegel, uma investigação que acusa especialistas em armas químicas dos serviços especiais russos, a FSB, de terem espionado o opositor russo Alexei Navalny, inclusive no dia de seu envenenamento.

A Rússia desmentiu diversas vezes que Navalny foi envenenado em Tomsk, em 20 de agosto, e afirmou que a substância tóxica do tipo Novitchok, detectada por laboratórios ocidentais após sua hospitalização na Alemanha, não estava presente em seu organismo quando o opositor foi tratado na Rússia.

Bellingcat publicou nomes e fotos dos especialistas que, segundo o site, trabalham com a substância química utilizada no envenenamento de Navalny. Os agentes seguiam regularmente o opositor desde 2017, segundo a publicação, que analisou uma grande quantidade de informações, provenientes de vazamentos na Internet russa, sobretudo telefônicas e de viagens.

“Os agentes estavam nas proximidades do militante da oposição nas horas e dias do período em que ele foi envenenado por uma arma química militar”, afirma Bellingcat, que detectou 37 viagens desde 2017, durante as quais Navalny foi espionado.

O site acredita que o Estado russo agora deve provar sua inocência e precisou que o Kremlin não comentou as acusações. Segundo a CNN, a presidência russa se recusou a comentar a investigação e o Serviço federal de segurança russo (FSB) não respondeu ao pedido do canal de tevê.

O artigo, no entanto, não estabelece nenhum contato direto entre os agentes e o opositor, nem prova que uma ordem para o envenenamento foi dada.

“Eu sei quem quis me matar, sei onde vivem, sei onde trabalham, conheço seus verdadeiros nomes, conheço seus apelidos e tenho suas fotos”, comentou Navalny sobre a investigação da mídia, em seu blog.

Nos últimos anos, Bellingcat identificou várias vezes, de acordo com informações coletadas on line, agentes suspeitos de estarem envolvidos em operações dos serviços especiais russos. Entre elas, o site publicou os nomes dos agentes da Inteligência militar russa que seriam responsáveis pelo envenenamento de um ex-agente duplo, Serguei Skripal, na Inglaterra. As acusações que foram negadas por Moscou.

Investigação sem fundamento

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que não via nenhum fundamento para a abertura de uma investigação sobre o envenenamento de Navalny.

“Se uma pessoa esteve prestes a morrer, isso não significa que é necessário abrir uma investigação criminal toda vez”, disse Putin na quinta-feira (10) em uma reunião do Conselho Consultivo para os Direitos Humanos do Kremlin, cujas declarações foram publicadas na sexta-feira (11).

No final de agosto, o principal opositor russo ficou gravemente doente durante um voo para a Sibéria. Entrou em coma. Depois de dois dias internado e após pressão de seus familiares, recebeu autorização para ser tratado na Alemanha.

De acordo com três laboratórios europeus, cujas conclusões foram confirmadas pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), Navalny foi envenenado por um agente neurotóxico do grupo Novitchok, uma substância criada por especialistas soviéticos com finalidades militares.

O opositor, que ainda está na Alemanha, acusou Putin diretamente de estar por trás do envenenamento. “O procurador-geral russo pediu várias vezes aos seus colegas (da Europa) que enviem pelo menos uma conclusão oficial por escrito” sobre os exames médicos de Navalny, disse Putin, cujo país acusa os europeus de se negarem a cooperar neste caso.

O governo de Putin alega que o caso corresponde a um complô ocidental para prejudicar a Rússia.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …