Tribunal de Moscou condena opositor russo Alexei Navalny a quase três anos de prisão

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

Um tribunal de Moscou anunciou nesta terça-feira uma pena de quase três anos de prisão ao opositor russo Alexei Navalny. O inimigo número 1 do Kremlin pretende recorrer da sentença e sua organização fez um apelo para que seus apoiadores realizem novas manifestações.

A juíza Natalia Repnikova indicou que Navalny deveria cumprir três anos e meio de prisão – uma pena anunciada em 2014 – extraindo os meses que o opositor cumpriu detenção domiciliar na época. De acordo com a corte, ele violou as condições de controle judicial que acompanhava sua pena.

Segundo o cálculo da organização que dirige, o Fundo de Luta Contra a Corrupção, Navalny deverá passar dois anos e meio preso. Já de acordo com sua advogada, Olga Mikhaïlova, a pena seria de “cerca de dois anos e oito meses de prisão”. Seus apoiadores convocaram um protesto imediato, diante da sede do governo russo, em Moscou.

Essa é a maior sentença já determinada ao opositor russo. Suas prisões anteriores ocorriam por alguns dias ou semanas. Segundo Navalny, essa é a forma que o Kremlin encontrou para tentar intimidar um forte movimento de protesto que mobilizou dezenas de cidades russas nas duas últimas semanas.

EUA e países europeus reagem

Logos após o anúncio do tribunal de Moscou, o Reino Unido, a Alemanha e os Estados Unidos reagiram. Londres fez um apelo pela “libertação imediata e sem condições” do opositor. Segundo a diplomacia britânica, a decisão da justiça da Rússia é “perversa”. O ministro britânico das Relações Internacionais, Dominic Raab, afirmou que a sentença mostra que o país não cumpre “os engajamentos básicos esperados da parte de qualquer membro responsável da comunidade internacional”.

O ministro alemão das Relações Internacionais, Heiko Maas, classificou a decisão do tribunal de Moscou como “um golpe severo” às liberdades fundamentais e ao Estado de direito na Rússia. “Navalny deve ser libertado imediatamente”, afirmou.

O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou de “inaceitável” a condenação. “Um desacordo político não é jamais um crime. Pedimos sua libertação imediata. O respeito aos direitos humanos, como ao da liberdade democrática, não é negociável”, publicou no Twitter.

Em comunicado, os Estados Unidos também expressaram sua “profunda preocupação” com a condenação de Navalny, pedindo que o governo russo o liberte imediatamente. “Vamos nos coordenar estreitamente com nossos aliados e parceiros para que a Rússia dê explicações por não respeitar os direitos de seus cidadãos”, declarou o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken.

A prisão de Navalny ao desembarcar em Moscou, no último 17 de janeiro, provocou novas tensões entre Rússia e o Ocidente. O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirmou que planeja viajar para Moscou na sexta-feira (5) e pediu para se encontrar com o opositor russo.

Já a presidente em exercício da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, destacou sua preocupação com a deterioração “da democracia e dos direitos humanos na Rússia”.

O porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, respondeu que a União Europeia (UE) não vai cometer a “insensatez” de condicionar suas relações com Moscou ao destino de “um preso em um centro de detenção”. Para o Kremlin, os pedidos dos governos ocidentais para a libertação de Navalny são “uma ingerência”.

Uma “tentativa de acuar milhões de russos”

Antes do anúncio do tribunal, Navalny se defendeu da acusação de ter violado um controle judicial, que lhe valeu a condenação pouco depois. Segundo ele, essa é uma tentativa de “acuar milhões” de russos. “Prendem uma pessoa para assustar milhões”, disse o opositor na audiência.

Relembrando a repressão e a detenção de milhares de pessoas durante as manifestações nas últimas semanas, Navalny disse que espera que cada vez mais as pessoas se deem conta “de que prender milhões ou centenas de milhares de pessoas é impossível”. “Não podem prender o país inteiro!”, acrescentou.

Navalny também voltou a acusar o presidente russo, Vladimir Putin, de ordenar seu envenenamento no ano passado com um agente neurotóxico. “Ficará na história como o envenenador de cuecas“, disse, referindo-se à forma em que supostamente o veneno foi administrado.

O opositor também lembrou em seu discurso suas investigações publicadas na internet que envolvem os serviços de segurança (FSB), investigações que foram rejeitadas pelo Kremlin. “Evidenciamos e provamos que Putin, através do FSB, cometeu esta tentativa de assassinato, e não sou sua única [vítima]. Muitos sabem disso agora, outros saberão, e isso deixa este pequeno homem em seu bunker louco”, disse.

Sobre a acusação de não ter comparecido a um controle judicial, a defesa insistiu que Navalny não pode cumprir a obrigação porque estava na Alemanha se recuperando do envenenamento, do qual acusa Putin. O opositor afirmou ter comunicado aos os serviços penitenciários seu endereço na Alemanha. “O que mais eu poderia ter feito? Precisavam que eu enviasse o vídeo da minha fisioterapia?”, questionou o opositor.

Ativista anticorrupção e inimigo do Kremlin, Navalny foi preso ao retornar da Alemanha para a Rússia em 17 de janeiro, a pedido dos serviços penitenciários.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …