Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

(h) Alexei Navalny / EPA

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa em 2014.

De acordo com um comunicado do FSIN, Alexei Navalny, que chegou à Rússia no fim da tarde após vários meses de tratamento na Alemanha em razão de uma suspeita de envenenamento, “permanecerá detido até a decisão do tribunal” sobre seu caso. As autoridades russas acrescentaram que Navalny, de 44 anos, “está em uma lista de pessoas procuradas desde 29 de dezembro de 2020”.

O avião com o principal adversário russo a bordo decolou do aeroporto de Berlim às 11h17 (7h17 em Brasília). Navalny disse aos jornalistas que não tinha medo de ser preso. “Serei preso? É impossível, sou inocente“, afirmou, depois de expressar seu agradecimento à Alemanha por sua recuperação.

“Quero expressar meu mais profundo agradecimento. Obrigado a todos, espero que tudo fique bem. Hoje estou muito feliz”, disse, antes de ser conduzido a aeronave, juntamente com a esposa Yulia.

Três laboratórios europeus concluíram que o opositor havia sido envenenado com uma substância neurotóxica do tipo Novitchok, desenvolvida durante a era soviética para fins militares. Os laudos foram confirmados pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), apesar dos desmentidos de Moscou.

Voo desviado

O voo de Navalny foi desviado para o aeroporto Sheremetievo, em Moscou, diferente daquele onde deveria pousar e onde seus apoiadores e policiais o esperavam. Segundo jornalistas da AFP, o piloto da aeronave que vinha de Berlim anunciou primeiro um atraso de 30 minutos devido a um “problema técnico”, antes de indicar que se dirigia para Sheremetyevo e não pousaria no aeroporto de Vnukovo, conforme fora planejado.

Nas redes sociais, mais de 9.000 pessoas haviam afirmado que desejavam receber Alexei Navalny no desembarque. Mesmo ciente dos riscos que enfrentava, ele decidiu voltar ao seu país.

A administração do aeroporto proibiu jornalistas de filmarem a chegada de Navalny, dizendo que forneceriam as imagens depois. Desde a noite de sábado (16), forças policiais reforçavam a segurança nos arredores do aeroporto.

Condenado a 3 anos e meio de prisão em um caso de fraude, Alexei Navalny não compareceu a uma revisão judicial, há algumas semanas. Ele estava se recuperando na Alemanha, mas a carta enviada para justificar sua ausência à audiência teria chegado tarde demais.

No final de dezembro, outra investigação criminal foi aberta contra o opositor. A Justiça russa acusa Navalny de ter utilizado para fins pessoais cerca de € 4 milhões de um fundo anticorrupção. Por esse caso ele pode ser condenado a até 10 anos de prisão.

As reações à prisão do opositor não demoraram. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse que considera “inaceitável” a detenção de Navalny e pediu sua libertação “imediata”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …