Líder opositor russo Alexei Navalny é detido em protesto contra Putin

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

A polícia prendeu neste sábado o líder opositor Alexei Navalny no centro de Moscou, em um protesto sob o lema “Não é o nosso czar” que o mesmo havia convocado às vésperas da posse do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A participação na manifestação não foi autorizada pela Câmara Municipal de Moscou. A polícia usou a força durante a detenção do líder opositor e de vários manifestantes que o acompanhavam, segundo informou o jornal “Novaya Gazeta”.

“As detenções foram muito duras. As pessoas foram golpeadas contra o asfalto e com os cassetetes policiais”, afirmou a publicação.

Dezenas de pessoas foram detidas em Moscou, segundo veículos de imprensa opositores que transmitem ao vivo o protesto do centro da capital russa.

Milhares de pessoas atenderam à convocação de Navalny no centro de Moscou e em São Petersburgo, as duas maiores cidades do país, apesar das advertências das autoridades municipais.

A Câmara Municipal de Moscou advertiu que a polícia pode atuar contra os cidadãos que se juntarem à manifestação, considerada “provocação e total irresponsabilidade” por Vladimir Chernikov, chefe municipal de Segurança.

Chernikov alertou nesta sexta-feira os habitantes de Moscou para que “estejam atentos ao que acontecer no centro da cidade”, e advertiu que “esta questão está dentro da competência das forças da ordem”.

Por outro lado, mais de 200 pessoas foram detidas hoje em diversas cidades de toda a Rússia no protesto, sobretudo em algumas da Sibéria e do Extremo Oriente russo.

Navalni convocou uma manifestação na cêntrica rua Tverskaya apesar da proibição da Câmara Municipal, que ofereceu outros lugares na periferia da cidade para o protesto.

A manifestação acontece dois dias antes da posse do presidente russo, Vladimir Putin. O líder opositor fez campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 18 de março, mas não pôde concorrer ao pleito por seus antecedentes penais em um caso que Navalny classifica como perseguição política.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Morre primeiro paciente que se curou da aids

Conhecido como "o paciente de Berlim", Timothy Ray Brown passou por um transplante de células-tronco em 2007 e se curou tanto da aids como de uma leucemia. Mas o câncer retornou nos últimos meses e …

Ausência nas eleições poderá ser justificada pelo celular

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quarta-feira (30) que a justificativa de ausência nas próximas eleições - cujas votações ocorrerão em 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) - poderá …

"Mafalda" perde seu criador, Quino, aos 88 anos

O criador de Mafalda, o cartunista argentino Quino, morreu aos 88 anos. O icônico ilustrador e humorista marcou a vida argentina e do mundo todo com a criação da pequena menina com grandes ideias que …

Muito além de Netuno: objeto binário choca cientistas por ter partes orbitando muito perto

Um objeto transnetuniano (TNO, na sigla em inglês) binário foi detectado por uma rede de observação nos EUA. Objetos transnetunianos consistem em pequenos corpos gelados que orbitam o Sol a uma distância longínqua, para além …

Acusados de financiar terrorismo na Síria com bitcoins são detidos na França

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT) da França anunciou a detenção nesta terça-feira (29) de 29 pessoas acusadas de transferir recursos a jihadistas na Síria graças a um circuito sofisticado no qual foram utilizadas criptomoedas. A …

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …