Líder opositor russo Alexei Navalny é detido em protesto contra Putin

varfolomeev / Flickr

Manifestação de apoio a Alexei Navalny (ao centro)

A polícia prendeu neste sábado o líder opositor Alexei Navalny no centro de Moscou, em um protesto sob o lema “Não é o nosso czar” que o mesmo havia convocado às vésperas da posse do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A participação na manifestação não foi autorizada pela Câmara Municipal de Moscou. A polícia usou a força durante a detenção do líder opositor e de vários manifestantes que o acompanhavam, segundo informou o jornal “Novaya Gazeta”.

“As detenções foram muito duras. As pessoas foram golpeadas contra o asfalto e com os cassetetes policiais”, afirmou a publicação.

Dezenas de pessoas foram detidas em Moscou, segundo veículos de imprensa opositores que transmitem ao vivo o protesto do centro da capital russa.

Milhares de pessoas atenderam à convocação de Navalny no centro de Moscou e em São Petersburgo, as duas maiores cidades do país, apesar das advertências das autoridades municipais.

A Câmara Municipal de Moscou advertiu que a polícia pode atuar contra os cidadãos que se juntarem à manifestação, considerada “provocação e total irresponsabilidade” por Vladimir Chernikov, chefe municipal de Segurança.

Chernikov alertou nesta sexta-feira os habitantes de Moscou para que “estejam atentos ao que acontecer no centro da cidade”, e advertiu que “esta questão está dentro da competência das forças da ordem”.

Por outro lado, mais de 200 pessoas foram detidas hoje em diversas cidades de toda a Rússia no protesto, sobretudo em algumas da Sibéria e do Extremo Oriente russo.

Navalni convocou uma manifestação na cêntrica rua Tverskaya apesar da proibição da Câmara Municipal, que ofereceu outros lugares na periferia da cidade para o protesto.

A manifestação acontece dois dias antes da posse do presidente russo, Vladimir Putin. O líder opositor fez campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 18 de março, mas não pôde concorrer ao pleito por seus antecedentes penais em um caso que Navalny classifica como perseguição política.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Plantas dão gritos ultrassônicos quando estressadas, e podemos até dizer por que

Uma nova pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu que plantações de tomate e tabaco podem falar. Infelizmente, nós não conseguimos escutar. Usando gravações, os cientistas concluíram que as plantas fazem sons ultrassônicos …

Fones inteligentes que alertam pedestres sobre perigos já estão sendo testados

Um impressionante dado levantado somente nos EUA diz muito sobre o efeito da tecnologia sobre nosso comportamento mais cotidiano – e, com isso, sobre nossas vidas e, pasmem, nossas mortes: nos últimos sete anos, o …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …