Alemanha acusa médico sírio de crimes contra a humanidade

Promotores federais da Alemanha acusaram nesta quarta-feira (28/07) um médico sírio de assassinato e crimes contra a humanidade.

O suspeito enfrenta 18 acusações de tortura contra pacientes de hospitais militares nas cidades sírias de Homs e Damasco, informou em nota o Ministério Público Federal em Karlsruhe.

Alla Mousa se mudou para a Alemanha em 2015 e exerceu a profissãoaté ser preso, em junho do ano passado. Ele é acusado de assassinato, lesão corporal grave, tentativa de lesão corporal e lesão corporal perigosa.

De acordo com os promotores, após o início da Primavera Árabe em 2011, com o levante da oposição contra o presidente sírio Bashar al-Assad, manifestantes contrários ao governo foram presos. Civis feridos, considerados membros da oposição, foram levados a hospitais militares, onde foram torturados e, às vezes, mortos.

Os promotores alemães acusam o médico sírio de, entre outras coisas, pendurar pessoas no teto e espancá-las com um bastão de plástico.

Ele ainda teria derramado álcool e ateado fogo nos órgãos genitais de um adolescente e de um homem em um hospital militar de Homs. O sírio também é acusado de torturar mais nove pessoas no mesmo hospital, em 2011.

O médico teria espancado um prisioneiro, derramando líquido inflamável em suas feridas e ateado fogo, além de chutá-lo no rosto, quebrando três dentes. Outra acusação é de administrar uma injeção letal em um prisioneiro que tentou resistir a ser espancado.

A acusação também alega que Mousa chutou e espancou um homem preso que sofria de um ataque epiléptico. Poucos dias depois, o médico deu ao homem um medicamento. O paciente veio a óbito, sem que a causa exata da morte fosse identificada.

Além das alegações de tortura no hospital militar de Homs, Mousa também é acusado de abusar de presos de um hospital militar em Damasco, entre o final de 2011 e março de 2012.

Importante sinal para sobreviventes

O secretário-geral do Centro Europeu para os Direitos Constitucionais e Humanos elogiou a decisão dos promotores alemães.

“Graves crimes contra a sociedade civil da Síria não estão ocorrendo apenas nos centros de detenção dos serviços de inteligência. O sistema de tortura e extermínio da Síria é complexo e só existe graças ao apoio de uma ampla variedade de atores”, disse Wolfgang Kaleck. “Com o julgamento [de Mousa], o papel dos hospitais militares e equipes médicas neste sistema poderá ser abordado pela primeira vez.”

Kaleck também observou que o julgamento pode ser importante em termos de abordagem da violência sexual.

“A violência sexual está sendo usada como arma, sistemática e intencionalmente, contra a oposição na Síria. Os afetados não só sofrem consequências físicas e psicológicas, mas também são estigmatizados e discriminados pela sociedade”, afirmou Kaleck.

Para ele, o julgamento de Mousa pode ser um importante sinal para os muitos sobreviventes que permaneceram em silêncio até agora.

Precedente

Em fevereiro, um tribunal alemão condenou um ex-membro da polícia secreta de Assad por facilitar a tortura de prisioneiros, em uma decisão histórica que, segundo ativistas de direitos humanos, abriria precedente para outros casos.

Eyad al-Gharib, de 44 anos, foi condenado a quatro anos e meio de prisão por ajudar a prender pelo menos 30 manifestantes na cidade síria de Duma em 2011 e entregá-los ao centro de detenção de Al-Khatib, em Damasco, onde pessoas eram torturadas.

Foi a primeira vez que um tribunal fora da Síria decidiu um caso que alegava que funcionários do governo sírio cometeram crimes contra a humanidade. Para que fosse possível abrir o caso, os promotores alemães invocaram o princípio da jurisdição universal para crimes graves, já que envolvia vítimas e réus na Alemanha.

A guerra civil na Síria matou mais de 380 mil pessoas e deslocou quase metade da população do país. A Alemanha acolheu mais de 700 mil refugiados sírios desde o início do conflito.

Ciberia // DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …