O grupo terrorista Daesh praticamente transferiu a sua chamada “capital” de Raqqa, na Síria, para Deir ez-Zor, segundo informou a emissora Fox News, citando fontes militares nos Estados Unidos.
De acordo com os dados da emissora, a medida foi adotada pelos terroristas em função dos ataques aéreos intensificados e da pressão exercida pela oposição armada síria, apoiada pelos EUA.
Segundo a Fox News, os drones norte-americanos detectaram, nos últimos dois meses, o deslocamento de centenas de ‘burocratas’ e ‘administradores’ do Daesh de Raqqa para Al Mayadin, localizada a cerca de 40 quilômetros a sudeste de Deir ez-Zor.
A cidade de Deir ez-Zor e a base aérea síria em seus arredores estão completamente cercadas pelo Daesh nos últimos três anos, tendo recebido todos os suprimentos e munição por via aérea.
Apesar dos constantes ataques por parte dos jihadistas com carros-bomba e kamikazes, a guarnição da cidade sitiada continua a resistir e, por vezes, realiza contra-ataques.
Em uma entrevista recente à Sputnik, o presidente sírio, Bashar Assad, acusou os Estados Unidos de permitirem que os terroristas do Daesh, expulsos da cidade iraquiana de Mossul, “minem as posições do exército sírio” em Deir ez-Zor. De acordo com o presidente sírio, Washington quer que os jihadistas assumam Deir ez-Zor.
// Sputnik News