Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.
No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque dos curdos, mas desta vez, segundo salienta o presidente turco, a culpa é do Exército governamental da Síria.
“Respondemos com fogo intenso e os fizemos pagar por isso“, disse ele, citado pelo canal de televisão turco NTV.
Manbij é uma cidade importante no norte da Síria, na província de Aleppo, e até recentemente era patrulhada por tropas americanas e controlada pelos curdos. Agora nela entraram as forças governamentais sírias e a polícia militar russa assumiu as patrulhas.
Operação turca na Síria
A Turquia anunciou o lançamento da operação Fonte de Paz no nordeste da Síria em 9 de outubro. De acordo com Erdogan, o objetivo de Ancara é criar uma zona tampão, que deve se tornar um cinturão de proteção para a fronteira turca.
No domingo (13), Damasco, na sequência de um acordo com as forças curdas, enviou tropas para o norte da Síria para se opor ao Exército turco.
Na véspera, o Ministério da Defesa informou que o Exército sírio tinha assumido o controlo de Manbij e da área circundante. Ao mesmo tempo, os militares dos EUA deixaram suas bases nas proximidades de Dadat e Umm Mial se deslocando em direção à fronteira sírio-iraquiana.
// SputnikNews