Exército sírio recupera controle da Cidade Velha de Aleppo

O exército sírio tomou todas as zonas do centro histórico de Aleppo.

De acordo com representantes das milícias, citadas pela agência de notícias RIA Novosti, os militantes estão fugindo para o sul da cidade. “Os restos dos grupos armados foram completamente expulsos para fora dos bairros antigos de Aleppo. O inimigo foi derrotado e está agora fugindo para os bairros do sul, onde se encontram ainda instalações terroristas”, disse a fonte.

Aleppo, a maior cidade da Síria, tem sido palco de combates sangrentos e pressão por parte de grupos da chamada “oposição moderada”, além dos grupos terroristas. Mais cedo, foi acordado um cessar-fogo para que os rebeldes pudessem se evacuar da zona leste da cidade.

Os grupos armados que permanecessem na cidade seriam considerados pela Rússia como terroristas. As tréguas anteriores não tiveram muito resultado, sendo que os militantes não cessaram de combater, tendo o grupo terrorista Frente al-Nusra (agora conhecida como Frente Fatah al-Sham) permanecido na cidade.

O Ministério da Defesa russo disse que as forças do governo sírio controlam 70% do leste de Aleppo, antes ocupado por militantes.

De acordo com o Centro para a Reconciliação na Síria russo, “o governo sírio controla completamente 50 distritos da parte oriental da cidade [Aleppo], que é 70% do território anteriormente controlado por militantes”.

Um total de 66 militantes entregaram armas e deixaram o leste de Aleppo nas últimas 24 horas, disse o centro. Eles receberam anistia pelo governo sírio. Mais de 1.200 civis deixaram áreas controladas pelo terrorista no leste de Aleppo durante 24 horas, acrescentou o Centro. No fim de semana, o exército sírio, apoiado por milícias locais, libertou vários distritos do leste de Aleppo e está liderando a ofensiva depois que militantes se recusaram a render-se e deixar a cidade pacificamente.

Aleppo tornou-se um importante campo de batalha na Síria nos últimos meses, envolvendo forças governamentais, terroristas e numerosos grupos de oposição. O leste de Aleppo está atualmente cercado por tropas do governo e os combates afetaram milhares de civis ainda presos na cidade. Os cessar-fogos precedentes mediados internacionalmente entraram em colapso enquanto os militantes continuaram ataques e a oposição não expulsou jihadistas da cidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …