Comunidade se organiza e transforma lixão em área de lazer

Quando o Poder Público não cumpre suas obrigações, resta-nos arregaçar as mangas e fazer o que os governantes deveriam fazer por nós. Foi com esse espírito que um lixão na Cidade dos Funcionários (CE) foi transformado em uma área de lazer ecofriendly.

Nos últimos 40 anos, o terreno baldio – próximo ao Colégio Vital Didonet – era usado como lixão, atraindo insetos e animais. Moradores e carroceiros costumavam jogar entulho e todo tipo de sujeira no terreno – parte dos resíduos era recolhido por caminhões da Prefeitura. As informações são do site O Povo.

A paisagem começou a mudar cinco anos atrás, por iniciativa da diretora do colégio vizinho, Míria Espíndola. Na época, ela fez um abaixo-assinado, para resolver o problema, e encaminhou o documento à prefeitura. Contudo, nada foi feito.

Enquanto isso, o lixo ia se acumulando. A paciência da comunidade chegou ao limite este ano: o lixo invadiu a rua, obstruindo a passagem dos carros em uma das vias.

Foi então que a diretora se uniu à comunidade para dar um basta ao problema do lixo. Primeiro, eles “adotaram” o terreno oficialmente, através do programa de Ação de Praças e Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Mãos à obra!

Em duas semanas, o espaço foi cercado com pneus reciclados multicoloridos e brinquedos para as crianças. As paredes do terreno foram cobertas por grafites do artista Lápis de Lata, que estampou o novo nome do lugar – Praça dos Ipês – e poemas.

O nome da praça surgiu das primeiras mudas – de Ipê, claro – doadas pela Seuma, mas adquiriu um significado bastante apropriado. “Curiosamente, o significado dessa planta é justamente esse: transformação”, explica Míria.

Assim, cada ipê foi adotado por um morador local: ambos se transformam mutuamente. Eles recebem folhetos com informações sobre como cuidar e manter a árvore.

Após a reforma da praça, Míria sabia que precisa conscientizar os carroceiros sobre a importância de manter o local limpo. Para isso, ela e o marido organizaram um café da manhã com os trabalhadores.

Todo o esforço valeu a pena. Vários moradores abraçaram a causa. O plano agora é envolver cada vez mais a comunidade para manter a Praça dos Ipês limpa, organizada e cheia de vida.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil de pterossauro nunca antes visto de 100 milhões de anos é descoberto na China

Um novo gênero e uma nova espécie de pterossauro dsungaripterídeo, que viveu durante o Cretáceo Inferior, foram catalogados na China após análise de uma mandíbula inferior incompleta. Pterossauros eram répteis voadores que viveram simultaneamente com os …

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …