Comunidade se organiza e transforma lixão em área de lazer

Quando o Poder Público não cumpre suas obrigações, resta-nos arregaçar as mangas e fazer o que os governantes deveriam fazer por nós. Foi com esse espírito que um lixão na Cidade dos Funcionários (CE) foi transformado em uma área de lazer ecofriendly.

Nos últimos 40 anos, o terreno baldio – próximo ao Colégio Vital Didonet – era usado como lixão, atraindo insetos e animais. Moradores e carroceiros costumavam jogar entulho e todo tipo de sujeira no terreno – parte dos resíduos era recolhido por caminhões da Prefeitura. As informações são do site O Povo.

A paisagem começou a mudar cinco anos atrás, por iniciativa da diretora do colégio vizinho, Míria Espíndola. Na época, ela fez um abaixo-assinado, para resolver o problema, e encaminhou o documento à prefeitura. Contudo, nada foi feito.

Enquanto isso, o lixo ia se acumulando. A paciência da comunidade chegou ao limite este ano: o lixo invadiu a rua, obstruindo a passagem dos carros em uma das vias.

Foi então que a diretora se uniu à comunidade para dar um basta ao problema do lixo. Primeiro, eles “adotaram” o terreno oficialmente, através do programa de Ação de Praças e Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Mãos à obra!

Em duas semanas, o espaço foi cercado com pneus reciclados multicoloridos e brinquedos para as crianças. As paredes do terreno foram cobertas por grafites do artista Lápis de Lata, que estampou o novo nome do lugar – Praça dos Ipês – e poemas.

O nome da praça surgiu das primeiras mudas – de Ipê, claro – doadas pela Seuma, mas adquiriu um significado bastante apropriado. “Curiosamente, o significado dessa planta é justamente esse: transformação”, explica Míria.

Assim, cada ipê foi adotado por um morador local: ambos se transformam mutuamente. Eles recebem folhetos com informações sobre como cuidar e manter a árvore.

Após a reforma da praça, Míria sabia que precisa conscientizar os carroceiros sobre a importância de manter o local limpo. Para isso, ela e o marido organizaram um café da manhã com os trabalhadores.

Todo o esforço valeu a pena. Vários moradores abraçaram a causa. O plano agora é envolver cada vez mais a comunidade para manter a Praça dos Ipês limpa, organizada e cheia de vida.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogador alvo de racismo toma atitude que todo mundo deveria ter e abandona gramado

Na última rodada da Liga Portuguesa, o Porto venceu fora de casa Vitória de Guimarães por 2 a 1. O gol que definiu a partida foi do malinês Marega. O ponta de lança recebeu um …

Ministra da Saúde de Macron vai disputar prefeitura de Paris em batalha de mulheres

O partido presidencial francês e seus aliados centristas encontraram neste domingo (16) na ministra da Saúde, Agnès Buzyn, 58, a sucessora ideal para Benjamin Griveaux. O candidato de Emmanuel Macron ao cargo de prefeito de …

Organização vende suposto DNA de Donald Trump e outros líderes globais

Nesta sexta-feira, uma organização chamada Earnest Project passou a oferecer a chance de possuir amostras de DNA de alguns líderes mundiais e outras celebridades. O grupo alega que coletou clandestinamente itens descartados pelos participantes do Fórum …

Tribunal alemão suspende derrubada de floresta para fábrica da Tesla

Justiça ordena que gigante americana interrompa corte de árvores nos arredores de Berlim enquanto analisa pedido de associação ambiental. Empresa de Elon Musk planeja construir ali sua primeira "gigafábrica" da Europa. Um tribunal na Alemanha determinou …

Satélites podem facilmente ser manipulados por hackers, alerta pesquisador

Talvez você já esteja por dentro da confusão toda em relação aos problemas que os satélites Starlink, da SpaceX, estão causando na comunidade astronômica. Os relativamente poucos satélites lançados (cerca de 240, como parte de um …

Na Índia, campanha faz semáforo voltar ao vermelho se os motoristas buzinarem demais

Se a Índia é um país famoso por sua religiosidade, sua culinária, suas belezas naturais e, sendo o segundo país mais populoso, por ser a maior democracia por eleitorado do mundo, ela também carrega a …

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …