Comunidade se organiza e transforma lixão em área de lazer

Quando o Poder Público não cumpre suas obrigações, resta-nos arregaçar as mangas e fazer o que os governantes deveriam fazer por nós. Foi com esse espírito que um lixão na Cidade dos Funcionários (CE) foi transformado em uma área de lazer ecofriendly.

Nos últimos 40 anos, o terreno baldio – próximo ao Colégio Vital Didonet – era usado como lixão, atraindo insetos e animais. Moradores e carroceiros costumavam jogar entulho e todo tipo de sujeira no terreno – parte dos resíduos era recolhido por caminhões da Prefeitura. As informações são do site O Povo.

A paisagem começou a mudar cinco anos atrás, por iniciativa da diretora do colégio vizinho, Míria Espíndola. Na época, ela fez um abaixo-assinado, para resolver o problema, e encaminhou o documento à prefeitura. Contudo, nada foi feito.

Enquanto isso, o lixo ia se acumulando. A paciência da comunidade chegou ao limite este ano: o lixo invadiu a rua, obstruindo a passagem dos carros em uma das vias.

Foi então que a diretora se uniu à comunidade para dar um basta ao problema do lixo. Primeiro, eles “adotaram” o terreno oficialmente, através do programa de Ação de Praças e Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Mãos à obra!

Em duas semanas, o espaço foi cercado com pneus reciclados multicoloridos e brinquedos para as crianças. As paredes do terreno foram cobertas por grafites do artista Lápis de Lata, que estampou o novo nome do lugar – Praça dos Ipês – e poemas.

O nome da praça surgiu das primeiras mudas – de Ipê, claro – doadas pela Seuma, mas adquiriu um significado bastante apropriado. “Curiosamente, o significado dessa planta é justamente esse: transformação”, explica Míria.

Assim, cada ipê foi adotado por um morador local: ambos se transformam mutuamente. Eles recebem folhetos com informações sobre como cuidar e manter a árvore.

Após a reforma da praça, Míria sabia que precisa conscientizar os carroceiros sobre a importância de manter o local limpo. Para isso, ela e o marido organizaram um café da manhã com os trabalhadores.

Todo o esforço valeu a pena. Vários moradores abraçaram a causa. O plano agora é envolver cada vez mais a comunidade para manter a Praça dos Ipês limpa, organizada e cheia de vida.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo mapa de Titã revela que a lua de Saturno é coberta por material orgânico

Cientistas montaram o primeiro mapa geológico global de Titã, uma das principais luas de Saturno, graças aos dados fornecidos pela sonda Hyugens — lançada em 1997 com a missão Cassini. Além de ser a única lua …

Desmatamento na Amazônia atinge maior nível desde 2008

Entre agosto de 2018 e julho de 2019, o desmatamento da Floresta Amazônica cresceu 29,5% em comparação com os 12 meses anteriores. Ao todo, a floresta perdeu uma área de 9.762 km² (equivalente a sete …

Conheça a vodka feita de ‘nada’, produzida a partir de energia solar, água e CO2

Bebida originária da Europa Oriental, a vodka é um destilado que pode ser obtido a partir do arroz, cevada, milho, trigo, centeio e até ervas. E se a gente te contasse que um grupo de empreendedores …

EUA mudam posição histórica e afirmam que colônias de Israel não são ilegais

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (18) que não consideram mais os assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada uma quebra do direito internacional. A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que …

Trump poderá depor no inquérito sobre seu impeachment na Câmara dos Representantes

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira  que poderá testemunhar no comitê de investigação da Câmara dos Representantes, que avalia a possibilidade de pedir seu impeachment. O pedido foi feito pela líder dos democratas, Nancy …

Buraco negro supermassivo disparou estrela em altíssima velocidade

Há cerca de cinco milhões de anos uma estrela foi lançada do buraco negro supermassivo que fica no centro da Vial Láctea, Sagittarius A. Os cientistas imaginam que a velocidade inicial era de milhares de …

Ataque a tiros deixa mortos em festa de quintal na Califórnia

Quatro pessoas morreram e ao menos seis ficaram feridas neste domingo em um novo ataque com arma de fogo no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Familiares e amigos assistiam a um jogo de futebol no …

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …