Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam a China de violar os direitos humanos.

Desde que os Estados Unidos anunciaram, na segunda-feira, que não enviarão nenhum diplomata aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, aumenta a lista de países que decidiram boicotar o evento.

Na terça-feira a Nova Zelândia seguiu os passos do governo norte-americano. O ministro dos Esportes, Grant Robertson declarou que nenhum membro do governo da primeira-ministra Jacinda Ardern assistiria os Jogos.

Nesta quarta-feira a Austrália informou que não enviará representantes oficiais ao evento. O governo australiano se uniu à iniciativa alegando uma série de divergências com Pequim e a situação dos direitos humanos no país comunista. “A Austrália não se desviará de uma posição forte na defesa dos nossos interesses e, obviamente, não é surpresa que não enviaremos representantes australianos para estes Jogos”, disse o primeiro-ministro Scott Morrison.

Logo em seguida a Escócia e o Reino Unido anunciaram que não pretendem enviar representantes políticos aos Jogos Olímpicos de Inverno, alegando as mesmas razões que Washington e Camberra. No entanto, o primeiro-ministro Boris Johnson preferiu evitar o termo “boicote diplomático”. “Como eu disse anteriormente, não apoitamos os boicotes esportivos, mas não há planos para (…) que os ministros compareçam aos Jogos Olímpicos de Inverno”, afirmou o premiê britânico no Parlamento.

Horas após o anúncio do Reino Unido, o Canadá se juntou à iniciativa. “Estamos profundamente preocupados com as violações dos direitos humanos pelo governo chinês”, declarou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em uma entrevista coletiva na qual anunciou que seu país estava aderindo ao boicote diplomático aos Jogos de Inverno.

Antes mesmo dos Estados Unidos, o governo da Lituânia havia informado que não participaria do evento chinês. Vilnius e Pequim têm relações tensas de que o governo lituano afirmou que aceitaria a criação de uma embaixada de Taiwan em seu território e que instalaria uma representação diplomática em Taipé..

Os países ocientais contestam a política de Pequim sobre os direitos humanos e, principalmente, o tratamento dado aos uigures. Várias ONGs acusam a China de ter internado pelo menos um milhão de pessoas dessa minoria muçulmana na região de Xinjiang em “campos de reeducação”.

As autoridades chinesas denunciam sistematicamente a “interferência” dos ocidentais que condenam esta situação, afirmando que são “centros de formação profissional” para apoiar o emprego e combater o extremismo religioso.

“Ninguém se importa se eles vêm ou não”, disse governo chinês

O boicote dos países ocidentais não impedirá que seus atletas participem dos Jogos, que começam no dia 4 de fevereiro, mas fará com que nenhum representante oficial esteja presente, em um ato simbólico forte.

Ninguém se importa se eles vêm ou não“, disse Wang Wenbin, um porta-voz da diplomacia chinesa. “Suas manobras políticas e pequenos truques não vão mudar em nada o sucesso dos Jogos Olímpicos”, acrescentou.

Apesar das declarações, o levante ocidental irritou Pequim, principalmente após Washington anunciar a medida. “Estados Unidos pagarão o preço por suas decisões equivocadas”, declarou na terça-feira o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …